"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Museus, Bibliotecas e Arquivos

Museu do Lactário

País: Portugal
Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Tipo de Património
Museus, Bibliotecas e Arquivos
Uso atual
Museu
Proprietário/Instituições responsáveis
Fundação Aboim Sande Lemos
Descrição
O Museu do Lactário foi instituído pela Fundação Aboim Sande Lemos (FASL) com a finalidade de difundir a história da instituição pioneira que criou o primeiro Lactário em Portugal, no qual se distribuía, gratuita e diariamente, leite de qualidade, prestando ainda assistência pediátrica a todas as crianças por ela assistidas.

O espólio exposto divulga a história do serviço e apoio lacticológico à infância, bem como o desenvolvimento da sua atividade no panorama nacional e internacional, através de testemunhos materiais, com destaque para as primeiras incubadoras no País.

No final do século XIX e início do século XX, os índices de mortalidade infantil em Portugal eram bastante elevados. Para melhorar as condições de vida das crianças de Alfama, onde residia uma população com evidentes carências alimentares e deficientes condições habitacionais, o coronel Rodrigo António Aboim Ascensão (1859-1930), que exercia neste bairro o comando da Companhia de Cavalaria da Guarda Fiscal, decidiu criar uma instituição.

Nascia assim, em 1901, uma associação vocacionada para apoio à primeira infância e inspirada no modelo francês das gouttes-de-lait (gotas de leite), desenvolvido pelo pediatra Léon Dufour (1856-1928).

Tratava-se de um modelo inovador e com uma oferta inédita em Portugal: distribuição de leite de qualidade controlada às crianças no período de lactação e apoio pediátrico. Designado de Lactário, funcionou em instalações junto ao bairro de Alfama, em edifícios projetados pelo arquiteto Miguel Ventura Terra (1866-1919).



COLEÇÃO

A coleção é composta por diversos materiais relacionados diretamente com a vida associativa, com a ação de beneficência que o Lactário desenvolveu desde o início do século XX, os principais acontecimentos da sua história, as personalidades que desempenharam cargos de gerência e os utentes auxiliados. O acervo integra diversas tipologias de objetos – ciência e técnica, pintura, escultura, azulejaria, fotografia e documentação arquivística –, constituindo uma importante fonte para o estudo da sua atividade e para a investigação sobre a assistência social na cidade de Lisboa.

O espaço museológico encontra-se organizado em duas áreas temáticas. Uma, dedicada à criação e ao fundador do Lactário, na qual é possível contactar com peças de pintura e escultura, bem como com documentos fundadores da instituição. Outra, estruturada em vários núcleos expositivos, onde se reconstituem os espaços dos antigos Serviços e se apresentam documentos e objetos relacionados com a respetiva atividade: Serviços de Lacticologia e de Lactário, Serviço Médico, Serviço Social, e Serviço Administrativo.

O serviço estava organizado em diferentes áreas: Serviço de Lacticologia, responsável pela produção de leite higiénico; Serviço de Lactário, que realizava a distribuição diária de leite mediante prescrição médica; Serviço Médico, com um pediatra que acompanhava semanalmente cada utente e apoio neonatal com uma tecnologia de ponta à época: incubadoras de Alexandre Lion; Serviço Social, o qual prestava apoio ao agregado familiar através da ação das Protectoras Assistentes; e Serviço Administrativo, responsável pela gestão da Associação e pela comunicação com o exterior.

Modo de funcionamento

VISITAS E MARCAÇÕES

As visitas são sempre guiadas e estão sujeitas a marcação prévia, através do e-mail museudolactario@fasl.org.pt ou do telefone 218 861 760
Na marcação devem constar as seguintes informações:
• Identificação
• Número de visitantes (máximo 20)
• Contactos
• Data e hora pretendida
A marcação está sujeita a confirmação.

HORÁRIOS E PREÇOS
De segunda a sexta-feira
10h-17h
Preço de bilhete – €2,00/visitante
Preço para grupos escolares – €1,00/aluno
Entrada livre:
– Crianças até aos 6 anos
– Grupos escolares: alunos até aos 16 anos

BIBLIOTECA E ARQUIVO
Consulta sob marcação através do e-mail museudolactario@fasl.org.pt ou do telefone 218 861 760.

Morada
Largo do Museu de Artilharia, 2, Santa Apolónia
Telefone
218861760
Fonte de informação
Museu do Lactário
Data de atualização
21/02/2020
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
49,188,061
>