"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Palácio Ficalho

País: Portugal
Distrito: Beja
Concelho: Serpa

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
Decreto n.º 6/2007, DR, 1.ª série, n.º78, de 20-04-2007
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Proprietário/Instituições responsáveis
Patrimonium - Gestão e Promoção de Bens Culturais
Descrição


A histórica propriedade em Serpa abre ao público em 2021. São 600 anos de história conservados até hoje pela mesma família. Um projeto de renovação expande o património a todos.

O extraordinário Palácio Ficalho, em Serpa, Monumento Nacional desde 2007, entra numa nova fase em 2021 com a abertura ao público a partir de 22 de maio. São quase 600 anos de história de um espaço mantido até hoje na mesma família, os Mello.

A vida renovada do Palácio Ficalho acontece em torno de três eixos – visitas, eventos e alojamento/residências –, implementados de forma faseada. O primeiro, visitas guiadas (por marcação), avança agora, resultante de uma parceria com a Patrimonium. Todos os detalhes em https://patrimonium.pt/palacioficalho

O processo de recuperação começou ainda no século XX, pelas mãos de António Martim de Melo (1916-1990), 4.º marquês de Ficalho, e sua esposa Maria das Dores Eça de Queirós (1918-2004, neta do escritor), quando o palácio e o seu jardim foram alvo de obras de restauro que valeram em 1984 o prémio do Institut International des Châteaux Historiques.

A história começa no século XV, quando João de Mello, futuro copeiro-mor do rei D. Afonso V, foi nomeado em 1442 fronteiro, e depois alcaide-mor, de Serpa, e senhor da Quinta de Ficalho. Por esta altura existia já uma edificação primitiva nas muralhas, onde ele e sua família residiram, razão pela qual o palácio é também conhecido como Casa do Castelo. Entre os mais notáveis descendentes está o botânico e literato Francisco Manuel de Melo Breyner (1837-1903), 4.º conde de Ficalho, membro do grupo Vencidos da Vida–ao qual pertenceu Eça de Queirós, seu amigo.

O palácio foi edificado na segunda metade do século XVII por vontade dos irmãos Pedro e Martim Afonso de Mello (m.1684), bispo da Guarda. O projeto arquitetónico é atribuído a Mateus do Couto, Sobrinho (m.1696, sucessor de seu tio nos cargos de Arquiteto das Ordens Militares e Engenheiro Régio), que desenhara a Igreja do Salvador e os retábulos da Igreja de Santa Maria de Serpa, panteão dos Mello.

O edifício e seu conjunto é um dos melhores testemunhos de uma residência palaciana do século XVII português. O presente projeto exprime a vontade antiga de Matilde Maria de Mello e suas filhas de partilhar com o público um fascinante património material e imaterial.

Modo de funcionamento
Visitas sob marcação:
visitas@patrimoniumcultural.pt
Morada
Praça Condes de Ficalho
Serpa
Data de atualização
24/05/2021
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,858,336