"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Palácio de Santos

País: Portugal
Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Tipo de Património
Património Material
Uso atual
Embaixada de França em Lisboa
Proprietário/Instituições responsáveis
Estado Francês
Descrição

O Palácio de Santos é um dos mais belos e importantes palácios de Lisboa; a sua construção remonta a finais do século XV, resistiu ao terramoto de 1755, tendo servido de residência régia até 1578. Mais tarde, em 1911, viria a ser adquirido pelo Governo Francês que, em 1948, o converteu em Embaixada.

A capela, de pequenas dimensões, é uma joia do barroco português, numa perfeita combinação entre talha dourada, pintura e azulejaria. É na sacristia que se encontra a rica combinação azulejar, iniciada pelo “Anjo do Silêncio”, seguida pelo “nó da aliança” e culminando numa composição da artista Helena Vieira da Silva.



O "Anjo do Silêncio" -  cuja originalidade emerge como ex-libris do palácio - surge em tamanho natural, armado com uma espada, recebendo quem entra na sacristia com um dedo nos lábios a pedir silêncio. Uma representação sem paralelo em toda a história da azulejaria portuguesa.


O Palácio está Incluído na Zona Especial de Proteção do Museu Nacional de Arte Antiga e a intervenção recebeu o acompanhamento técnico do Museu Nacional de Azulejo, tendo sido adjudicada pela "Ambassade de France au Portugal".



Modo de funcionamento

Horários Visitas

Visitas em Francês: 1ª Quinta-feira de cada mês às 10h00 e às 11h00.
Visitas em Português: 2ª,  3ª e 4ª Quinta-feira de cada mês às 10h00 e às 11h00
Os visitantes deverão apresentar-se 20 minutos antes da hora de início da visita.
Morada
Rua Santos-o-Velho, 5
1249-079 Lisboa
Telefone
(+351) 21 393 9100
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Data de atualização
08/10/2021
Agenda
Teatro

O Jantar

Botique da Cultura 29 Mar a 4 Abr 2024

Teatro

La Troupe

Espaço Evoé 29 Mar 2024  |  19h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,972,462