"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Palácio de Santos

País: Portugal
Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Tipo de Património
Património Material
Uso atual
Embaixada de França em Lisboa
Proprietário/Instituições responsáveis
Estado Francês
Descrição

O Palácio de Santos é um dos mais belos e importantes palácios de Lisboa; a sua construção remonta a finais do século XV, resistiu ao terramoto de 1755, tendo servido de residência régia até 1578. Mais tarde, em 1911, viria a ser adquirido pelo Governo Francês que, em 1948, o converteu em Embaixada.

A capela, de pequenas dimensões, é uma joia do barroco português, numa perfeita combinação entre talha dourada, pintura e azulejaria. É na sacristia que se encontra a rica combinação azulejar, iniciada pelo “Anjo do Silêncio”, seguida pelo “nó da aliança” e culminando numa composição da artista Helena Vieira da Silva.



O "Anjo do Silêncio" -  cuja originalidade emerge como ex-libris do palácio - surge em tamanho natural, armado com uma espada, recebendo quem entra na sacristia com um dedo nos lábios a pedir silêncio. Uma representação sem paralelo em toda a história da azulejaria portuguesa.


O Palácio está Incluído na Zona Especial de Proteção do Museu Nacional de Arte Antiga e a intervenção recebeu o acompanhamento técnico do Museu Nacional de Azulejo, tendo sido adjudicada pela "Ambassade de France au Portugal".



Modo de funcionamento

Horários Visitas

Visitas em Francês: 1ª Quinta-feira de cada mês às 10h00 e às 11h00.
Visitas em Português: 2ª,  3ª e 4ª Quinta-feira de cada mês às 10h00 e às 11h00
Os visitantes deverão apresentar-se 20 minutos antes da hora de início da visita.
Morada
Rua Santos-o-Velho, 5
1249-079 Lisboa
Telefone
(+351) 21 393 9100
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Data de atualização
08/10/2021
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o festival Curtas Vila do Conde

Em parceria com o Curtas Vila do Conde, oferecemos convites duplos para as sessões de cinema a decorrer dia 13 de julho, no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "O Segredo dos Perlimps", "Uma Imagem Permanente" e "Estamos no Ar".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
94,045,538