"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Museus, Bibliotecas e Arquivos

Museu Etnográfico de Canha

País: Portugal
Distrito: Setúbal
Concelho: Montijo

Tipo de Património
Museus, Bibliotecas e Arquivos
Proprietário/Instituições responsáveis
Câmara Municipal do Montijo
Descrição

O Museu Etnográfico de Canha surge da vontade do executivo da Junta de Freguesia de Canha que, no ano de 2004, apresentou uma candidatura à ADREPES (Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal). A candidatura previa a recuperação da antiga casa do saudoso médico local, Dr. Maurício, propriedade da Junta de Freguesia e a adaptação desta para espaço museológico.

Inaugurado a 25 de Abril de 2007, o Museu tem patente uma exposição de carácter permanente, intitulada "O ciclo do arroz". Tendo também exposições temporárias de pintura, fotografia, e outras manifestações de cariz cultural.

Canha é o único local do município onde se cultiva arroz fazendo parte da denominada Lezíria do Tejo. Portugal é o terceiro maior produtor de arroz na União Europeia. Sabemos que atualmente o arado, a tração animal, a enxada ou a foice não passam de recordações dos mais velhos visto que agora os campos são fertilizados de avioneta e as colheitas fazem-se com ceifeiras debulhadoras de última geração.

A importância desta exposição é, precisamente, oferecer-nos uma visão do passado, de como era a vida nos arrozais e mostrar-nos os trajes e artefactos próprios deste cultivo.

O Museu inclui antigos e atuais métodos agrícolas, referências ao património histórico, ao artesanato, à gastronomia, às tradições, às festas e romarias de Canha.

Também fazem parte da coleção permanente, os quadros da artista Cristina Archer que ilustra o tema “Igrejas da Região”.

De paredes meias com o Alentejo, o traçado do casario da vila, caiado de branco, na sua maioria de piso térreo, apresenta aqui e ali, um elemento característico – a grande chaminé alentejana, onde no inverno arde o azinho e fumam-se os enchidos.

Modo de funcionamento

Para exposições de pintura, fotografia e escultura, contactar: crisiuri@hotmail.com 

Horário: Dias úteis - das 10:00 às 12:30; e das 15:00 às 17:00 | Sábados e Domingos - visitas guiadas para público em geral mediante marcação prévia.

Morada
Rua do Castelo
2985 Canha
Telefone
265 897 859
Fax
265 897 858
Fonte de informação
Câmara Municipal de Montijo
Data de atualização
02/03/2022
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,156,463