"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Imaterial

Bodo de Monfortinho é Património Cultural Imaterial

País: Portugal
Distrito: Castelo Branco
Concelho: Idanha-A-Nova

Tipo de Património
Património Imaterial
Classificação
Inventário Nacional de Património Imaterial
Descrição

O Bodo de Nossa Senhora da Consolação de Monfortinho, no concelho de Idanha-a-Nova, acaba de ser inscrito no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

O anúncio publicado em Diário da República, no dia 25 de fevereiro de 2022, é assinado pela subdiretora-geral do Património Cultural, Rita Jerónimo, que destaca a importância do Bodo de Monfortinho “enquanto reflexo da respetiva comunidade e os contextos sociais e culturais da sua produção, reprodução e formas de acesso”.

Para o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, a elevação do Bodo de Monfortinho a Património Cultural Imaterial Nacional representa “um reconhecimento da enorme riqueza do património cultural do concelho de Idanha-a-Nova. É fruto da investigação, preservação e valorização desse património”.

Armindo Jacinto afirma que “trabalhar a valorização do património faz parte da estratégia cultural delineada para o concelho de Idanha-a-Nova”. Uma estratégia promovida pela autarquia e que permite hoje “gerar riqueza e criar autoestima na população, a principal guardiã das tradições e do património cultural”.

O tradicional Bodo é o momento mais significativo da vivência cultural e social da aldeia de Monfortinho, junto à fronteira com Espanha.

Trata-se de um festejo popular ancestral efetuado para agradecimento a Nossa Senhora da Consolação ao livrar os campos e searas, em 1870, de uma enorme praga de gafanhotos.

Esta festa faz parte do património cultural e social do concelho de Idanha-a-Nova e possui características que a tornam única no país.

Realiza-se todos os anos, 10 dias depois da Páscoa, durante três dias.

A população oferece os alimentos e chega a cozinhar almoços para quase 1000 pessoas, locais e visitantes, incluindo espanhóis, numa manifestação de abundância e reconhecimento.

O Bodo de Monfortinho requer muito esforço e boa vontade das pessoas que são nomeadas todos os anos: três casais que ficam encarregues de a realizar, preservando esta festa única.

Fonte de informação
Câmara Municipal de Idanha-A-Nova
Data de atualização
07/03/2022
Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,967,342