"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Imaterial

Carnaval de Torres Vedras

País: Portugal
Distrito: Lisboa
Concelho: Torres Vedras

Tipo de Património
Património Imaterial
Classificação
Inventário Nacional de Património Imaterial
Descrição

O Carnaval de Torres Vedras é Património Cultural Imaterial nacional. A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) aprovou o pedido de registo do evento no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial apresentado pela Câmara Municipal de Torres Vedras. 

O anúncio da DGPC destaca a “importância de que se reveste esta manifestação do património cultural imaterial enquanto reflexo da identidade da comunidade envolvente e os processos sociais e culturais nos quais teve origem e se desenvolveu a manifestação do património cultural imaterial na contemporaneidade.”

Na ficha de património imaterial pode ler-se “que a singularidade da festa consiste” no facto de serem dois homens a desempenhar os papéis de Rei e Rainha, na existência de uma “dinastia” dos títulos dos reis, na matrafona como fenómeno social e coletivo, no ritual de chegada dos Reis à Estação Ferroviária e na entrega das chaves da Cidade.

O registo realça, ainda, o envolvimento e participação da comunidade na produção e reprodução da festa, “quer pela forte participação das associações carnavalescas ou foliões na festa, quer pelo investimento canalizado pelos indivíduos na seleção/preparação ou aquisição da máscara/fantasia e reforço de redes de sociabilidade no seio dos grupos e comunidade.”

O reconhecimento das celebrações carnavalescas surge quando começam a ser preparadas as comemorações dos 100 anos do Carnaval de Torres Vedras. O plano que irá assinalar a efeméride foi apresentado no Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras. Recorde-se que o equipamento promove o desenvolvimento de práticas artísticas e da criatividade como forma de inclusão social e assume a missão de salvaguardar e divulgar o espólio documental e artístico relacionado com o Carnaval de Torres Vedras.

Fonte de informação
Câmara Municipal de Torres Vedras
Data de atualização
01/04/2022
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o festival Curtas Vila do Conde

Em parceria com o Curtas Vila do Conde, oferecemos convites duplos para as sessões de cinema a decorrer dia 13 de julho, no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "O Segredo dos Perlimps", "Uma Imagem Permanente" e "Estamos no Ar".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
94,042,991