"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Museus, Bibliotecas e Arquivos

Biblioteca de Benfica - António Lobo Antunes

País: Portugal
Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Fotografia © Teixeira Duarte
Tipo de Património
Museus, Bibliotecas e Arquivos
Proprietário/Instituições responsáveis
Câmara Municipal de Lisboa
Descrição

Benfica vai ter uma nova biblioteca para honrar António Lobo Antunes. 

O edifício Fábrica Simões foi inaugurado em 1921, mas desde 1987 estava ao abandono. Agora vai ter uma nova "vida". É aqui que vai nascer a nova biblioteca municipal de Benfica, que quer valorizar o património cultural de Lisboa e levar a cultura a todas as pessoas. Será também a nova casa do espólio que o escritor António Lobo Antunes, que cresceu e viveu nesta freguesia, doou à cidade.

A 19ª biblioteca municipal de Lisboa tem abertura prevista para 2024, e vai receber cerca de 20 mil títulos do espólio literário doado por Lobo Antunes à cidade.

O novo espaço resulta da colaboração entre a Câmara Municipal de Lisboa e a empresa Teixeira Duarte – mecenas do projeto de especialidade, e vai ocupar dois pisos, numa área total de 1850 m2, com espaços para as famílias, adultos, crianças e jovens.

Está ainda prevista a existência de uma área multiusos com uma galeria, bem como o “Espaço António Lobo Antunes”, reforçando a importância do seu pensamento e obra literária na divulgação da língua portuguesa, em Portugal e no estrangeiro.

O projeto da biblioteca foi apresentado no dia 1 de setembro de 2022, precisamente no dia em que António Lobo Antunes celebrou 80 anos de vida. Ainda assim, o escritor não pôde estar presente e fez-se representar pela filha Joana Lobo Antunes. Na cerimónia estiveram presentes Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, o vereador da Cultura, Diogo Moura, assim como Ricardo Marques, presidente da Junta de Freguesia de Benfica, e Manuel Teixeira Duarte, presidente do Conselho de Administração da empresa de construção, que é o mecenas deste projeto.
Morada
Edifício da antiga Fábrica Simões - Avenida Pereira Gomes
Benfica
Fonte de informação
Câmara Municipal de Lisboa
Data de atualização
12/09/2022
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,226,103