"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Imaterial

Festa dos Caretos, dos Rapazes e de Santo Estêvão de Torre de Dona Chama

País: Portugal
Distrito: Bragança
Concelho: Mirandela

Tipo de Património
Património Imaterial
Classificação
Inventário Nacional de Património Imaterial
Descrição
A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) inscreveu a “Festa dos Caretos, dos Rapazes e de Santo Estêvão de Torre de Dona Chama”, no concelho de Mirandela, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, conforme publicação em Diário da República, de 14 de setembro de 2022.

Esta é uma festividade cíclica, entre outras, que ocorre em Trás-os-Montes e constitui uma manifestação que representa um marcador identitário muito significativo para a comunidade local, reforçando a sua coesão social, cultural e simbólica, no contexto natalício das festividades de inverno da região transmontana.

O pedido de registo da referida manifestação foi feito pela “Dona Flâmula - Associação para a Defesa do Património de Torre de Dona Chama” que procedeu a um trabalho de pesquisa muito apurado, com o objetivo da sua inventariação na plataforma MatrizPCI.

O público pode, a partir de agora, ter acesso online na referida plataforma à documentação que caracteriza o modo como esta prática social e ritual mobiliza anualmente os seus principais protagonistas, bem como a restante população de Torre de Dona Chama e de outras localidades.
Fonte de informação
Direção-Geral do Património Cultural
Data de atualização
19/09/2022
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "ÉPOCA DE CAÇA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia da hilariante comédia francesa, "ÉPOCA DE CAÇA", sobre um casal que se muda para o campo e descobre que os vizinhos usam o jardim como campo de caça, desencadeando uma guerra entre vizinhos!

Passatempo

Ganhe convites para a peça "23 SEGUNDOS"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para a peça "23 Segundos", pela Comuna Teatro de Pesquisa. Tratando-se embora de ficção, a ação inspira-se numa situação verídica ocorrida na Cadeia do Forte de Peniche, na primeira metade dos anos 50, durante a ditadura do Estado Novo. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
92,929,482