"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Monumento Comemorativo das Linhas de Torres

País: Portugal
Distrito: Lisboa
Concelho: Vila Franca de Xira

Tipo de Património
Património Material
Uso atual
Monumento
Proprietário/Instituições responsáveis
Câmara Municipal de Vila Franca de Xira
Descrição

O Monumento foi projetado pelo tenente-coronel da Artilharia Joaquim da Costa Cascaes, por indicação do Marquês de Sá da Bandeira. O projeto apresentado recebe a sua aprovação em final de Agosto de 1874 e, no ano seguinte, iniciam-se os trabalhos que ficariam concluídos em 1883. A estátua (a clássica figura grega de Hércules) é representada com 3 dos seus mais conhecidos atributos, a barba, a pele do leão e a clava) foi executada pelo escultor Simões de Almeida. O fuste corresponde a uma peça de mármore proveniente de Pêro Pinheiro.

Este monumento, implantado num Observatório de Paisagem sobre a vila de Alhandra, pretende comemorar a vitória das tropas anglo-lusas sobre os exércitos napoleónicos e a própria construção das Linhas de Torres Vedras.

Nele foram colocadas, em 1911, duas placas de homenagem aos engenheiros militares envolvidos nesta extraordinária missão, o tenente-coronel de Engenharia, Sir Richard Fletcher do Exército Inglês e Neves Costa, Oficial do Real Corpo de Engenharia a quem se devem os estudos do terreno em que foram levantadas as Linhas.

Morada
No alto da elevação que domina Alhandra, no extremo sudeste da Serra de São Lourenço.
Fonte de informação
Rota Histórica das Linhas de Torres
Data de atualização
10/01/2024
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
91,342,281