"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Imaterial

Figurado de Barcelos no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial

País: Portugal
Distrito: Braga
Concelho: Barcelos

© Bruno Pereira
Tipo de Património
Património Imaterial
Classificação
Inventário Nacional de Património Imaterial
Descrição

O Património Cultural, IP aprovou o registo da manifestação “Figurado de Barcelos” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI), conforme Despacho do Presidente do Conselho Diretivo, João Soalheiro, de 13 de julho de 2026, já publicado em Diário da República.

Com este procedimento, o Património Cultural, IP reconhece a relevância do Figurado de Barcelos na atual matriz identitária das comunidades envolvidas, a sua importância histórica no território em que se insere e transversal influência social, cultural e económica, bem como as dinâmicas de transmissão de práticas e saberes desenvolvidos ao longo de gerações nas comunidades, grupos e artesãos detentores dos conhecimentos associados.

O Figurado de Barcelos é uma expressão artística de carácter artesanal de figuras feitas em pasta cerâmica, circunscrita ao território do concelho de Barcelos e assente em quatro dimensões principais: no saber-fazere sua transmissão, nas temáticas, na criatividade dos artistas e nos processos de conformação das peças. Existe, assim, uma unidade estética comum e vincada nesta produção, resultante da passagem de estilos, formas e temas entre as gerações e famílias do figurado. Apresenta uma ampla diversidade de obras que advêm do equilíbrio entre a tradição e inovação, tendo como modelo mais icónico o Galo de Barcelos, um dos principais símbolos de Portugal no mundo.

Atualmente, a comunidade do Figurado de Barcelos encontra-se distribuída sobretudo pelas freguesias de Galegos Santa Maria e Galegos São Martinho. Conta aproximadamente com 100 indivíduos no ativo, em que se incluem os cerca de 50 artesãos, mais um conjunto de pessoas que contribuem direta ou indiretamente no trabalho do Figurado. A produção é feita ininterruptamente ao longo do ano, com encomendas específicas e tendo em especial atenção as temáticas próprias das quadras festivas e as principais feiras e mostras de artesanato.

O pedido de registo foi submetido pela Câmara Municipal de Barcelos, resultado de um processo de investigação no terreno conduzido em estreita colaboração com as comunidades envolvidas.

Fonte de informação
Património Cultural, Instituto Público
Data de atualização
27/07/2026
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
130,658,542