"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Fortificações da Praça de Valença do Minho

País: Portugal
Distrito: Viana do Castelo
Concelho: Valença

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
Decreto nº 15 178, DG, 1.ª série, n.º 60 de 14 março 1928 / ZEP, Portaria nº 65/2010, DR, 2.ª série, n.º 12 de 19 janeiro 2010
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XVII a XVIII)
Tipologia original
Arquitetura Militar - Forte
Valor patrimonial
Valor Arquitetónico
Áreas Artísticas
Arquitetura Militar
Uso atual
Cultural e recreativa: marco histórico-cultural / Comercial e turística: loja
Proprietário/Instituições responsáveis
Câmara Municipal de Valença
Descrição

A Fortaleza de Valença é uma das principais fortificações militares da Europa, com cerca de 5 km de perímetro amuralhado, sobranceira ao rio Minho, frente a Tui. Um espaço de convivência galaico-minhoto, comercial e turístico por excelência.

Obra de arquitetura militar abaluartada, cujos primeiros muros remontam a um povoado da Idade do Ferro e que atualmente possui um sistema abaluartado, edificado nos séculos XVII e XVIII.

A fortificação localiza-se no topo de dois outeiros e é formada por dois polígonos: a Magistral (mais antiga) e a Coroada, separados por um fosso, com falsas-bragas.

10 baluartes e 2 meios baluartes, 5 revelins, 5 reparos, 6 redentes, 2 contraguardas, 2 cobre-faces, 1 tenalha, 34 guaritas, 214 canhoneiras, 6 fortes, 3 poternas, 2 paióis, 10 casamatas, são alguns dos elementos da arquitetura militar abaluartada que se projetam e é possível apreciar nesta fortificação.
Obra maior da nossa História, Valença foi restaurada ao longo do século XX e prepara-se, na actualidade, para se candidatar a Património da Humanidade.

Telefone
(+351) 251 809 500
Fonte de informação
Câmara Municipal de Valença
Data de atualização
18/09/2019
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
92,446,960