"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Centros Históricos

Aldeia Velha de Monsanto

Distrito: Castelo Branco
Concelho: Idanha-A-Nova

Aldeia de Monsanto - fotografia de Henrique Maia
Tipo de Património
Centros Históricos
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto nº 28/82 de 26-2; Z.E.P., D.G., 2ª Série, nº 265 de 14-11-1950 (Castelo e muralhas de Monsanto)
Identificação Patrimonial
Conjunto
Tipologia original
Conjunto Edificado - Rural
Descrição

Situada na encosta Norte do Cabeço de Monsanto, esta aldeia forma um conjunto relativamente bem preservado que testemunha o esforço de adaptação do homem ao meio ambiente. Em 1165 o lugar foi doado à Ordem dos Templários. Em 1174 recebeu foral do tipo Évora, o que constituiu um propósito povoador por parte de D. Afonso Henriques. Em 1510 teve o foral novo. Em 1853 deixou de ser sede de concelho.
A localização desta aldeia é a ideal para tempos de guerra. Na encosta de um cerro granítico, de difícil acesso, e com fracos recursos agrícolas, a sua existência justifica-se para apoiar um castelo que necessitava de homens e mantimentos. Uma das particularidades de Monsanto é o tipo algumas casas caracterizadas pelo aproveitamento das lapas formadas pelos batólitos graníticos. Estes servem de paredes, e até, parcialmente, como coberturas das habitações e de abrigos de animais.

Programas e Projetos
Programa de Recuperação de Aldeias Históricas de Portugal
Prémios
Em 1938 o Secretariado de Propaganda Nacional premiou-a com o Galo de Prata e conferiu-lhe o título de "A Aldeia mais Portuguesa de Portugal"
Modo de funcionamento
Para mais informações por favor contactar a Comissão Municipal de Turismo de Castelo Branco Praça do Município - 6000-458 CASTELO BRANCO. Tel: 272 330 339 http://www.cm-castelobranco.pt - E-mail: turismo.cmcb@mail.telepac.pt
Morada
Encosta Norte do Cabeço de Monsanto
6060
MONSANTO
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. I, Lisboa, IPPAR, 1993.
Data de atualização
09/06/2021

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "MELHORES AMIGAS"

Em parceria com a Zero em Comportamento, oferecemos 5 bilhetes duplos para ver o FILME DO MÊS, no próximo dia 10 de dezembro (sábado), pelas 18h00, na Biblioteca de Alcântara.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo VIGNETTE

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o evento que terá lugar no próximo dia 9 de dezembro (sexta-feira), pelas 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
73,336,201