"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Cruzes dos Passos - Burgo

Distrito: Aveiro
Concelho: Arouca

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Conjunto
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Construções Singulares
Valor patrimonial
Valor Sociológico
Áreas Artísticas
Cantaria
Descrição

Do conjunto de Cruzes dos Passos que existiam neste local apenas subsistem dois grupos. São de tipo grande, mas simples: têm um paralelipípedo por pedestal e a cruz tem grandes braços, totalmente lisos. Existem letreiros nalgumas bases, dizendo quem custeou cada exemplar, parecendo estar escrito no primeiro a data de 1719. Encontram-se ao longo de um caminho com restos de calçada, perto da capela de Santo Aleixo. Depois do cemitério existem duas cruzes completas.

Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Data de atualização
15/05/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a ANIMAR 20

Em parceria com a Solar – Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para a sessão de cinema ao ar livre e para a sessão de encerramento da ANIMAR 20, a decorrer no dia 6 de junho, na Solar – Galeria de Arte Cinemática, e no dia 7 de junho, no Teatro Municipal de Vila do Conde, respetivamente. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Visitas
108,147,579