"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Quinta Alegre

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto nº 44452 de 5-7-1962; Decreto nº 129/77 de 29-9
Identificação Patrimonial
Conjunto
Época(s) Dominante(s)
Contemporânea (Séc. XIX)
Tipologia original
Arquitectura Doméstica - Quinta
Valor patrimonial
Valor Artístico
Áreas Artísticas
Cantaria, Trabalho do Ferro
Descrição

Edificada no ano de 1819 por José Bento de Araújo, a Quinta Alegre, também conhecida como Quinta da Marquesa do Alegrete, é formada pelo palácio, jardins e quinta. Destaca-se pela decoração azulejar que predomina nos jardins e pelas pinturas dos tectos e paredes do espaço interior.
Um portão, de ferro forjado com ombreiras de cantaria rematadas por pináculos, datado de 1819 e com a inscrição JBA, dá acesso a um pátio de planta quadrangular, decorado com azulejos. Nos jardins repete-se o elemento decorativo do pátio, podendo-se observar silhares de azulejos azuis e brancos. Destaque para um chanfro num dos panos da propriedade, a oeste, onde se pode observar uma fonte com tanque rectangular inserida num arco de volta inteira.
O palácio tem planta longitudinal com volumes articulados e telhados de 2 e 4 águas. O alçado norte, rematado por friso e beirado simples, é constituído por um corpo único de dois andares. No primeiro andar rasgam-se oito janelas de peito rectangular, com gradeamento, que se conjugam com as do andar nobre, em igual número, com sacada e gradeamento em ferro forjado.
Actualmente o edifício faz parte do património da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Modo de funcionamento
Para mais informações por favor visite a página do Instituto Português do Património Arquitectónico www.ippar.pt
Morada
Campo das Amoreiras, 94, Charneca do Lumiar
LISBOA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
CONSIGLIERI, Carlos; RIBEIRO, Filomena; VARGAS, José Manuel; ABEL, Marília, Pelas Freguesias de Lisboa, Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa, 1993.

FERREIRA, Fátima Cordeiro G.; CARVALHO, José Silva; PONTE, Teresa Nunes da (coord.), Guia Urbanístico e Arquitectónico de Lisboa, Lisboa, Associação dos Arquitectos Portugueses, 1987.

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.

Data de atualização
18/07/2007
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "MELHORES AMIGAS"

Em parceria com a Zero em Comportamento, oferecemos 5 bilhetes duplos para ver o FILME DO MÊS, no próximo dia 10 de dezembro (sábado), pelas 18h00, na Biblioteca de Alcântara.Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo VIGNETTE

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o evento que terá lugar no próximo dia 9 de dezembro (sexta-feira), pelas 21h30. Participe e... boa sorte!

Visitas
73,320,144