"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Capela de Santa Ana

Distrito: Coimbra
Concelho: Oliveira do Hospital

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Igreja
Descrição

Apresenta-se como uma reconstrução que lhe deu a fisionomia actual, datando aquela de 1793. Tal reconstrução terá ficado a dever-se à ocorrência de um incêndio nos telhados em 4 de Setembro de 1949, e foi realizada com cuidados suficientes quanto à necessidade de respeitar o seu carácter antigo.

Tem um corpo principal e um secundário, que se reparte por capela-mor e sacristia, dividindo-se a frontaria, como era tema da região, em três partes verticais, por meio de pilastras, sendo mais alta a do meio e a da cimalha mistilínia. A porta, acompanhada de postigos, é rematada pela bacia das três janelas rasgadas que dão luz ao coro. A torre, à esquerda, é moderna, apresentando a parte inferior do antigo campanário. A capela mereceu recentemente obras de conservação, designadamente ao nível do interior, onde agora se apresentam boas recuperações nos retábulos e novas pinturas nos tectos, as quais foram realizadas com o alto patrocínio do grande benemérito local, já falecido, Sr. Manuel Rodrigues Lagos.

in Oliveira do Hospital - roteiro turístico

Bibliografia
Oliveira do Hospital - roteiro turístico, Serra do Açor - Associação de Desenvolvimento Regional, [s.d].

Data de atualização
21/08/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "Sirât"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para assistir ao filme "Sirât", de Oliver Laxe, integrada no ciclo Take 1, com curadoria da Nitrato Filmes, no próximo dia 19 de junho, às 19h00, no Teatro Garcia de Resende, em Évora.

Visitas
127,505,255