"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Castelo de Pombal

País: Portugal
Distrito: Leiria
Concelho: Pombal

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
Decreto de 16-6-1910 Z.E.P., D.G., 2ª Série, N.º 12 de 15-1-1947 Boletim N.º 21, da D.G.E.M.N.
Proprietário/Instituições responsáveis
Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN)
Descrição


Edificado no século XII, por Gualdim Pais, Mestre da Ordem do Templo, integrou um conjunto de praças militares destinadas a defender Coimbra.
Ampliado no reinado de D. Sancho I, voltou a ser objeto de cuidado régio no reinado de D. Manuel I, beneficiando de melhorias estruturais e de obras de reconstrução nos seus panos de muralhas, das quais se destaca a abertura da nova porta principal, disposta para poente e de uma graciosa janela de linhas manuelinas.
Estas profundas alterações deturparam as características de imponente baluarte militar, chegando a ser residência dos alcaides-mores de Pombal.
Aquando da 3ª Invasão Francesa, em 1811, foi devastado pelas tropas francesas sendo novamente recuperado e reconstruído em 1940, onde foram encontradas algumas moedas da época romana.

Recentemente sofreu obras de requalificação passando a dispor, no seu exterior, de uma Cafetaria com vista sobre a cidade e, no interior das suas muralhas, de um Posto de Acolhimento Turístico dotado de uma sala multimédia onde poderá assistir aos filmes: A História de um Castelo, retrato histórico em 3D da formação do Castelo de Pombal, e A Lenda do Mouro, filme animado da lenda de Al-Pal-Omar.
Morada
Monte do Castelo
3100 Pombal
Telefone
(+351) 236 210 556
Fonte de informação
Câmara Municipal de Pombal
Data de atualização
02/11/2021
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
92,448,413