"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Capela de Nossa Senhora da Alegria

Distrito: Aveiro
Concelho: Aveiro

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Ermida/Capela
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa, Azulejaria
Descrição

A sua origem é devida, provavelmente, à devoção dos mareantes que partiam para a Terra Nova. Esta capela conserva, do seu traçado inicial, o arco triunfal do início do séc. XVI, em estilo gótico com elementos manuelinos. Na fachada rasga-se uma porta de forma rectangular com arestas boleadas. A nave encontra-se coberta por um tecto de caixotões com pinturas e as paredes estão revestidas por azulejos do séc. XVII (oficina de Lisboa). A capela-mor tem azulejos do séc. XVI, brancos e verdes e alguns em relevo, de tipo sevilhano, assim como um retábulo de talha do séc. XVII. Salienta-se uma escultura do séc. XVIII que representa o orago.

Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Data de atualização
28/05/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a peça "LIMITES"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para a peça "Limites, pelo Teatro dos Aloés.Trata-se de um espetáculo com 7 personagens e uma só atriz, que aborda a escola e a educação.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,638,573