"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Capela de Nossa Senhora da Conceição (Casa dos Coimbras)

Distrito: Braga
Concelho: Braga

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
Decreto de 16-6-1910; Z.E.P., D.G., 2ª Série, nº 69 de 23-3-1955
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Ermida/Capela
Valor patrimonial
Valor Artístico
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa, Escultura, Azulejaria, Trabalho do Ferro
Descrição

Capela mandada edificar, entre 1525 e 1528, por D. João Coimbra, provisor da Mitra de Braga. Terá sido uma das capelas laterais que fazia parte da primitiva igreja românica de S. João do Souto, da qual já nada subsiste. As obras de reconstrução desta igreja, entre os sécs. XVIII e XIX, só conservaram a Capela dos Coimbras. Tem a configuração de uma torre ameada, e a silharia apresenta mísulas com baldaquinos, onde figuram esculturas em pedra de ançã. A frontaria apresenta uma galilé suportada por colunas e fechada por gradeamento com as armas dos Coimbras. A porta é ogival e tem a encimá-la o brasão do arcebispo D. Diogo de Sousa. No interior, é de destacar a abóbada de nervuras decorada com florões, tendo ao centro as armas dos Coimbras. De realçar, ainda, o retábulo de pedra, renascença, obra da fase inicial de João de Ruão, com esculturas policromas da Virgem com o Menino, Santa Ana e S. Joaquim, todas elas ladeadas, por outras imagens mais pequenas. O retábulo é enquadrado por azulejos azuis e brancos setecentistas.

Modo de funcionamento
Para mais informações por favor contactar a Região de Turismo do Verde Minho Praça Dr. José Ferreira Salgado, 90 - 6º - 4704-525 BRAGA Tel: 253 202 770 - Fax: 253 202 779
Morada
Largo de S. João do Souto, S. João do Souto
4700
BRAGA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
ALMEIDA, José António Ferreira de (coord.), Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, Selecções do Reader's Digest, 1976.

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. I, Lisboa, IPPAR, 1993.

Data de atualização
18/07/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "MELHORES AMIGAS"

Em parceria com a Zero em Comportamento, oferecemos 5 bilhetes duplos para ver o FILME DO MÊS, no próximo dia 10 de dezembro (sábado), pelas 18h00, na Biblioteca de Alcântara.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
73,381,783