"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Capela de Nossa Senhora do Espinheiro

Distrito: Évora
Concelho: Évora

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
Decreto nº 7667 de 11-08-1921.
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Ermida/Capela
Valor patrimonial
Valor Artístico
Estilo(s)
Manuelino, Mudéjar
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa, Azulejaria
Descrição

Esta capela foi fundada em 1529 e restaurada em 1777.
A sua fachada tem nártex, nave e capela-mor ameada. Trata-se de um edifício em estilo manuelino-mudéjar com azulejos do séc. XVI.
A classificação é referente à capela tumular do cronista e poeta eborense Garcia de Resende, localizada na cerca do Convento de Nossa Senhora do Espinheiro.

Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. I, Lisboa, IPPAR, 1993.
Data de atualização
22/08/2008
Agenda
Mercados e Feiras

Com.Tradição

Jardim Sá da Bandeira e Jardim Augusto Gil 23 Out a 31 Out 2026

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "Pizza Man"

Em parceria com a Yellow Star Company oferecemos convites duplos para a sessão de dia 29 de outubro, às 21h, no Centro Cultural Malaposta. Uma comédia protagonizada por Eduardo Madeira, Liliana Santos e Núria Madruga.

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A Festa de Anos"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para o filme "A Festa de Anos", com Willem Dafoe. Poder, família, controlo, herança e um conflito pai/filha que vai crescendo durante uma festa de anos aparentemente perfeita.

Visitas
136,177,238