"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Capela de S. Gonçalo

Distrito: Aveiro
Concelho: Aveiro

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Ermida/Capela
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa
Descrição

Esta capela apresenta um plano hexagonal irregular e foi edificada no início do séc. XVIII, em honra de S. Gonçalo de Amarante. A fachada tem uma porta com vão rectangular, ladeado por pilastras dóricas; sobre o entablamento encontra-se um nicho ladeado de aletas. O seu interior apresenta boas talhas barrocas e as paredes são revestidas de azulejos azuis e brancos, dispostos em ziguezague. A cobertura é em cúpula e termina num falso lanternim. A partir desta capela realiza-se uma interessante festa anual, considerada uma das mais características de Aveiro (S. Gonçalinho).

Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Data de atualização
26/05/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o concerto "aERO - four seasons VOL.1"

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto "aERO - four seasons VOL.1" pelo radio.string.quartet, que acontece no âmbito do FIME - Festival Internacional de Música de Espinho.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Visitas
128,955,512