"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Capela de S. Pedro (Sanfins)

Distrito: Aveiro
Concelho: Arouca

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Ermida/Capela
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa
Descrição

Encontra-se situada num ponto alto. Tem uma pedra no topo da capela-mor, com rústicos símbolos papais, com a data de 1790. Esta capela tem dimensões um pouco maiores que o comum, com capela-mor e dois pequenos arcos retabulares nas paredes laterais; todos os cunhais tratados em pilastra são dominados de pirâmides; os sub-beirais e as empenas apresentam cornijas adinteladas. Os vãos são rectangulares, sendo de duplo esbarro as frestas do corpo e santuário. A porta principal e os seus postigos têm pequenos frontões semicirculares mas interrompidos; na empena encontra-se um pequeno óculo em quadrifólio. Esta capela tem um púlpito, do lado esquerdo, assentando a sua base numa mísula; o altar é comum, acompanhando as formas tradicionais.

Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Data de atualização
21/05/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "Sirât"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para assistir ao filme "Sirât", de Oliver Laxe, integrada no ciclo Take 1, com curadoria da Nitrato Filmes, no próximo dia 19 de junho, às 19h00, no Teatro Garcia de Resende, em Évora.

Visitas
127,525,160