"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Ermida de Nossa Senhora das Portas do Céu

Distrito: Faro
Concelho: Loulé

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XVII a XVIII)
Valor patrimonial
Valor Artístico
Proprietário/Instituições responsáveis
Câmara Municipal de Loulé
Descrição

Segundo Ataíde Oliveira, a Ermida de N. Senhora das Portas do Céu foi edificada por volta de 1600, por decisão de António Fernandes Estrada e de sua mulher, Branca da Fonseca. Primeiramente denominada de Nossa Senhora da Penha de França, por ordem dos religiosos de Santo Agostinho instalados em Loulé, adotou depois o nome de Nossa Senhora das Portas do Céu. Estes defendiam que, com o nome do primeiro orago, só poderia haver a Igreja da Penha de França, em Lisboa. Originalmente, a ermida seria muito pequena, tendo sido aumentada posteriormente. As rendas da ermida seriam administradas por três indivíduos nomeados pela Câmara, indivíduos esses também responsáveis pela organização da festa em honra da sua padroeira.

Atualmente, a ermida recebe, esporadicamente, atividades de cariz cultural, como aconteceu em 2008, ano em que, no âmbito das Comemorações do Dia dos Monumentos e Sítios e dos 400 anos do nascimento do Padre António Vieira, este local foi escolhido para a leitura de alguns dos sermões do Padre António Vieira e para uma sessão musical cristã-galaico-sefardita. É também lugar de culto.

Morada
Rua de Eça de Queiroz
8100 Loulé
Fonte de informação
Câmara Municipal de Loulé
Bibliografia

OLIVEIRA, Ataíde, Monografia do Concelho de Loulé. 3.ª ed., Faro Algarve em Foco, 1989, p. 105.

FREITAS, Pedro de Freitas, Quadros de Loulé Antigo. 3.ª ed., Loulé, Câmara Municipal, 1991, p. 86.

Data de atualização
01/09/2015
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,050,108