"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Ermida de S. João da Venda

Distrito: Faro
Concelho: Loulé

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Valor patrimonial
Valor Artístico
Estilo(s)
Maneirismo
Descrição

Templo de origem tardo-medieval reconstruído em épocas sucessivas, a última das quais no século XIX, em que se refez a fachada principal.
No século XVI, foi elevado a sede de freguesia. A sua administração coube à Ordem Militar de São Tiago até finais da centúria de quinhentos.
Em 1849, deixou de ser a sede de paróquia, passando a mesma para a Igreja de S. Lourenço de Almancil.
Trata-se de um templo de nave única e capela-mor, destacando-se como elemento de maior interesse artístico, no interior, o retábulo, único exemplar da talha maneirista subsistente no concelho louletano. Da imaginária sobressaem as imagens de Nossa Senhora da Conceição e de São Luís, ambas em madeira, a primeira do século XVIII e a segunda do século XVII.

Fonte de informação
Câmara Municipal de Loulé
Bibliografia
CARRUSCA, Susana, Loulé: Património Artístico. Loulé, Câmara Municipal, 2001, p. 96-97.
Data de atualização
18/04/2016
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites duplos para o espetáculo "City of Glass"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Daniel Bernardes Trio & Coro Ricercare que terá lugar no próximo dia 2 de março (sábado), às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NO WAY UP - SEM SAÍDA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia de um inquietante thriller, NO WAY UP - SEM SAÍDA, sobre luta pela sobrevivência depois da queda de um avião no Oceano Pacífico. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
88,964,512