"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Hospital medieval de João Palmeiro

Distrito: Setúbal
Concelho: Setúbal

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Medieval
Tipologia original
Arquitectura Civil - Equipamento/Serviços
Valor patrimonial
Valor Sociológico, Valor de Memória
Estilo(s)
Gótico
Áreas Artísticas
Arquitectura Civil
Descrição

Também designado dos Palmeiros, subsiste actualmente o portal gótico do hospital ou albergaria. Sevia para abrigar e dar cama, por três dias, aos peregrinos que se dirigiam a Santiago de Compostela ou à Terra Santa, aos estrangeiros que aportavam em Setúbal ou aos enfermos que precisassem de tratamento e de descansar.

Tanto este hospital como o de Maria Pipa, do qual não se sabe a localização, foram, em 1566, absorvidos pela Casa do Santo Espírito, pertença da Misericórdia.

Morada
Terreiro de Santa Maria
2900
SETÚBAL
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia

ROTEIRO CULTURAL DA CIDADE DE SETÚBAL - SETÚBAL CULTURAL, Setúbal, Câmara Municipal de Setúbal, 1994.

Data de atualização
09/09/2009
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"Nora Helmer" no Teatro Aberto

Em parceria com o TEATRO ABERTO oferecemos 10 convites duplos para a sessão de dia 9 de maio (sexta-feira), às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
106,874,107