"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja Paroquial de Chave

Distrito: Aveiro
Concelho: Arouca

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Contemporâneo
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Igreja
Valor patrimonial
Valor Artístico
Estilo(s)
Neo-Clássico
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa, Escultura, Ourivesaria
Uso atual
Culto Religioso
Descrição

O seu titular é Santa Eulália. Foi reconstruída no final do séc. XVIII início do séc. XIX, possuindo uma fachada em estilo neo-clássico, rica em cantarias vincadamente molduradas, com pilastras toscanas nos cunhais e um entablamento completo que continua na torre. A empena é iniciada por corpo de curvas, tipo aletas, terminando em frontão. A torre fica do lado direito, ligeiramente recuada, dando continuidade à frontaria pelo seguimento do entablamento desta e repetição de pilastras nos ângulos; o corpo dos sinos é sobreelevado por uma zona acima da cornija geral, com cantarias equivalentes e remate em cúpula. As portas travessas, janelas, cunhais e cimalhas são simples. O interior sofreu obras de remodelação; tem um retábulo, da segunda metade do séc. XVIII, que veio da Igreja de Miragaia, assim como dois pequenos, do séc. XIX. Salientam-se duas peças de ourivesaria: a "Cruz Processional", em prata branca, do séc. XVII, com faces planas, terminações em contracurvas, nó forte e cilíndrico, do qual pendem campainhas, estando todas as superfícies cobertas de composição de tarjas; a "Custódia", em prata dourada, da segunda metade do séc. XVII, é de tipo cálice e com colunas jónicas; os raios são direitos e ondulados, cortados em chapa, campainhas e a figura do Salvador a rematar.

Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Data de atualização
21/04/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "Sirât"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para assistir ao filme "Sirât", de Oliver Laxe, integrada no ciclo Take 1, com curadoria da Nitrato Filmes, no próximo dia 19 de junho, às 19h00, no Teatro Garcia de Resende, em Évora.

Visitas
127,525,658