"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja de Nossa Senhora da Assunção, matriz de Alte

Distrito: Faro
Concelho: Loulé

Alte - Igreja Matriz - Portal
Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Portaria n.º 616/2013, DR, 2.ª série, n.º 182, de 20-09-2013
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Valor patrimonial
Valor Artístico
Estilo(s)
Manuelino, Barroco
Uso atual
Culto Religioso
Proprietário/Instituições responsáveis
Câmara Municipal de Loulé
Descrição

A origem da Igreja Matriz de Alte, ou de Nossa Senhora da Assunção, remonta à época da reconquista do Algarve, em pleno século XIII. No entanto, tratava-se, com grande probabilidade, de uma simples capela privada de devoção, e não de uma igreja paroquial, como o atual monumento. A evolução desta pequena ermida a templo tutelar da vila deu-se na viragem para o século XVI. Em 1518, numa das Visitações da Ordem de Santiago ao local, refere-se que a igreja “se está fazendo”, claro indicador de que o edifício se encontrava em obras. Contudo, ela só será referida como Igreja Matriz de Alte em 1554, fazendo crer que as obras teriam terminado há muito pouco tempo, ou que se encontravam praticamente finalizadas. A história da evolução do imóvel não é conhecida, uma vez que, até agora, não se identificou qualquer elemento da primitiva construção gótica. O templo que hoje subsiste é uma construção típica do ciclo manuelino tardio, que tão singularmente caracteriza o território algarvio nas duas ou três décadas que antecederam os meados do século XVI, sendo vários os elementos manuelinos que ainda se conservam no templo.

A segunda grande campanha de obras da Matriz de Alte deu-se nos períodos barroco e rococó (século XVIII). Nessa altura, atualizou-se esteticamente o interior do templo, engrandecendo-o, então, com numerosos retábulos e painéis de azulejos. O mais antigo retábulo é o que ornamenta a capela de Nossa Senhora do Monte do Carmo, construído entre 1735 e 1751, obra ainda conotada com o Barroco pleno do reinado de D. João V, mas onde o formulário rococó começa já a despontar.
Em 1755, a igreja foi duramente afetada pelo terramoto, procedendo-se, então, a um parcial e apressada reconstrução.

No domínio da azulejaria, destacam-se os painéis das paredes da capela-mor, com padrões figurativos e vegetalistas e composições de anjos músicos serafins. No século XIX, uma última campanha de obras caracterizou o edifício com a construção de uma empena em massa e a abertura de um janelão emoldurado de cantaria rematado por frontão triangular na fachada principal.

Do núcleo de imaginária existente na Matriz de Alte, composto por quinze exemplares de madeira, destaca-se a imagem de Santa Margarida, outrora orago de uma pequena ermida situada na freguesia.
Intervenções e Restauros
Após os danos causados pelo terramoto de 1755, foi recuperada e acrescentada a abertura de dois óculos elípticos no frontispício e a renovação da ornamentação interior de diversas capelas. A última intervenção aqui realizada remonta a 1829, tendo sofrido alterações no frontispício com a abertura de um janelão emoldurado de cantaria e rematado por um frontão triangular; no interior foram engrossadas as arcarias e as colunas, incluindo embasamentos, fustes e capitéis e colocados novos retábulos de madeira em diversas capelas.
Morada
Rua do Prior
Alte
Telefone
289 478 200
Fonte de informação
Câmara Municipal de Loulé
Bibliografia

CARRUSCA, Susana, Loulé: O património artístico. Loulé, Câmara Municipal, 2001, p. 93-94.

LAMEIRA, Francisco; SERRA, Pedro, Igreja Matriz de Alte. [s.l.], [s.n.], s.d.].
Data de atualização
01/09/2015
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,085,612