"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto nº 516/71 de 22-11
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Contemporânea (Séc. XX)
Descrição

Após o reconhecimento das Aparições de Fátima pela Igreja Católica, em outubro de 1930, foi decido criar em Lisboa uma nova paróquia dedicada a Nossa Senhora de Fátima, e erigir uma nova igreja, a primeira construída em Lisboa após a proclamação da República em 1910.


Em 1933, o projeto foi encomendado ao arquiteto Porfírio Pardal Monteiro, que no ano seguinte o desenvolveu com a ajuda de vários colaboradores. Construída a partir de 1936, foi inaugurada em 1938 e galardoada com o Prémio Valmor (Prémio Valmor e Municipal de Arquitetura que distingue obras arquitetónicas na cidade de Lisboa) desse mesmo ano. A sua construção assinala uma mudança em toda a arte religiosa em Portugal.

É uma igreja de grandes proporções, construída em betão, com um interior espaçoso em que predominam as linhas direitas e as formas geométricas. Tem quatro vestíbulos em cada ângulo e três naves separadas por altos pilares de cantaria, estando a primeira ocupada pelo coro-alto, que é guardado por uma pintura da coroação da Virgem e encimado por um grande órgão, iluminado por vitrais. 

A linguagem modernista de Pardal Monteiro é complementada pela ornamentação da igreja, para a qual foram contratados grandes artistas plásticos portugueses da época. Destacam-se os vitrais e os mosaicos do pintor Almada Negreiros, as pinturas murais de Lino António e Henrique Freitas e também as esculturas de Leopoldo de Almeida, Anjos Teixeira e Francisco Franco, sendo este último o autor das estátuas dos apóstolos na fachada principal.

Na época, o edifício suscitou viva polémica, dadas as censuras lançadas por alguns setores católicos mais conservadores perante as opções estéticas ali expostas. Porém, o bispo de Lisboa saiu em defesa desta «igreja moderna e bela».
 
Prémios
Prémio Valmor 1938
Morada
Av. Marquês de Tomar
1050-154 Lisboa
Telefone
+351 21 792 8300
Fonte de informação
Turismo de Portugal
Data de atualização
27/09/2023
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,774,875