"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja de Santa Maria Maior, matriz de Barcelos

Distrito: Braga
Concelho: Barcelos

Igreja Matriz
Tipo de Património
Património Material
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
Decreto nº 14425 de 15-10-1927; Z.E.P., D.G., 2ª Série, nº 8 de 11-1-1954
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Medieval, Moderno
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Igreja
Estilo(s)
Românico, Gótico
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa, Azulejaria, Escultura
Descrição

Edificada pelo conde D. Afonso, filho bastardo de D. João I, a igreja apresenta características românicas e góticas. Foi alvo de significativas alterações nos sécs. XVI e XVII.

A fachada mostra um portal que se abre entre dois contrafortes, com quatro arquivoltas, assentes sobre oito colunelos de fustes lisos, com bases e capitéis historiados. A sobrepujar o conjunto, uma rosácea emoldurada e belamente decorada no enchimento. Apresenta, ainda na frontaria, uma torre sineira.

O interior é de três naves separadas por arcos quebrados que descarregam sobre colunas com capitéis decorados. As paredes estão decoradas com azulejos azuis e brancos, historiados, do período setecentista.

Intervenções e Restauros
A igreja foi alvo de grandes modificações nos sécs. XVII e XVIII.
Morada
Largo do Município e Rua Doutor Miguel Fonseca Santa Maria de Galegos
4750
BARCELOS
Telefone
253 811 882
Fax
253 822 188
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
ALMEIDA, José António Ferreira de (orientação e coordenação), Tesouros Artísticos de Portugal, Selecções do Reader's Digest, Lisboa, 1982.

LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. I, IPPAR, Lisboa, 1993.

Data de atualização
28/12/2007
Agenda
Exposições

"Filhos de 74"

APOIARTE - Casa do Artista 12 Abr a 30 Jun 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Passatempo

Ganhe convites para a peça "A LIBERDADE É UMA MALUCA"

Em parceria com o Teatro do Bairro, oferecemos convites duplos para uma peça escrita e encenada por Hugo Mestre Amaro que, evidenciando o impacto de algumas decisões políticas e ocorrências sociais no contexto da vida privada, constitui uma sátira que intenta ser um retrato de um Portugal herdeiro, nestas últimas cinco décadas, da Revolução dos Cravos. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,675,148