"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja de Santa Maria

Distrito: Guarda
Concelho: Celorico da Beira

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto nº 43073 de 14-07-1960
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XV a XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Igreja
Valor patrimonial
Valor Artístico
Estilo(s)
Barroco
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa, Azulejaria, Escultura, Pintura
Descrição

Situada no Largo 5 de Outubro, é uma igreja de raiz quinhentista que pertencia à antiga Colegiada de Santa Maria. Foi restaurada no séc. XVIII com fachada barroca enquadrada por duas torres sineiras, de cantaria, de remates piramidais. No corpo central da fachada rasga-se o elevado portal, sobrepujado por janelão superior. No interior encontram-se importantes pinturas, uma delas atribuída a Gaspar Dias, boa imaginária, belos caixotões no tecto com figuras de santos pintadas, assim como azulejos do séc. XVII e lápides tumulares.

Núcleos mais importantes
Imaginária, pintura, caixotões do tecto, azulejos do séc. XVII e lápides tumulares.
Modo de funcionamento
Para mais informações contacte por favor a Câmara Municipal de Celorico da Beira, Rua Sacadura Cabral (6360) Tel.: 271 747 400 Email geral@cm-celoricodabeira.pt ou o posto de turismo- Estrada Nacional nº 16 (6360-357)- Tel.: 271 742 109
Morada
Largo 5 de Outubro, Santa Maria de Celorico
6360
CELORICO DA BEIRA
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. II, Lisboa, IPPAR, 1993.
Data de atualização
22/10/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o concerto da Orquestra Clássica de Espinho

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o primeiro concerto do Festival Internacional de Música de Espinho, que se realiza no próximo dia 8 de junho (domingo) às 11h30.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Ganhe convites para a ANIMAR 20

Em parceria com a Solar – Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para a sessão de cinema ao ar livre e para a sessão de encerramento da ANIMAR 20, a decorrer no dia 6 de junho, na Solar – Galeria de Arte Cinemática, e no dia 7 de junho, no Teatro Municipal de Vila do Conde, respetivamente. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Visitas
108,218,820