"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja de Santa Marinha, paroquial de Real

Distrito: Aveiro
Concelho: Castelo de Paiva

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Descrição

O Governo reclassificou como monumento de interesse público a Igreja de Santa Marinha, paroquial de Real, no concelho de Castelo de Paiva, no distrito de Aveiro, segundo uma portaria publicada em Diário da República, no dia 19 de junho de 2023.

Na portaria da Secretaria de Estado da Cultura refere-se que a reclassificação inclui o património móvel integrado, o adro e a escadaria daquele imóvel, e fixa também a respetiva zona especial de proteção.

“O imóvel setecentista é composto por um corpo de arquitetura austera, com fachadas sóbrias, torre sineira de grandes dimensões e elementos decorativos concentrados no portal principal”, descreve-se na portaria.

No interior, com nave coberta por abóbada de berço com pinturas decorativas, coro alto assente sobre mísulas e capelas laterais e colaterais, destaca-se o conjunto de talha rococó dourada e policromada.

A igreja é rodeada por adro com muro de balaústres a marcar as duas entradas.

Para a tutela, “o conjunto, de volumetria destacada na paisagem de Castelo de Paiva, conserva exemplarmente a feição setecentista original, reconhecendo-se, na sua representatividade artística e particular unidade cronológica, arquitetónica e plástica, elementos que justificam a reclassificação para uma categoria de interesse nacional”.

É ainda referido que “a zona especial de proteção tem em consideração a implantação e a envolvente urbanística do imóvel, incluindo o restante edificado com interesse patrimonial, de forma a preservar o enquadramento do bem, assim como os pontos de vista e as perspetivas da sua contemplação e fruição”.

Morada
Lugar do Adro da Igreja
4550-689 Real
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. I, Lisboa, IPPAR, 1993.
Data de atualização
20/06/2023
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites duplos para o espetáculo "City of Glass"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Daniel Bernardes Trio & Coro Ricercare que terá lugar no próximo dia 2 de março (sábado), às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NO WAY UP - SEM SAÍDA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia de um inquietante thriller, NO WAY UP - SEM SAÍDA, sobre luta pela sobrevivência depois da queda de um avião no Oceano Pacífico. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
88,962,876