"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja de São Tomé, matriz de Penalva de Alva

Distrito: Coimbra
Concelho: Oliveira do Hospital

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Valor Concelhio
Proteção Jurídica
Decreto nº 29/84 de 25-06-1984
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Moderna (Séc. XVI a XVIII)
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Igreja
Áreas Artísticas
Arquitectura Religiosa, Escultura
Uso atual
Culto Religioso
Descrição

Outrora a igreja encontrava-se num outro ponto mais elevado, dizendo-se no fim do séc. XVI, «estar entre vinhas e penedais e ter muito má serventia e muito fragosa e sem vizinhança», e encontrando-se caída a capela-mor. Foi reerguida junto do rio no fim do séc. XIX. A capela-mor é de construção mais recente. A frontaria inspira-se nos traçados regionais do fim do século de setecentos. Nos remates médios colocaram, em lugar de fogaréus, duas esculturas antigas. A torre fica à direita um pouco recuada. Retábulos seguindo tipos setecentistas mas já do séc. XIX. Púlpito de bacia de madeira concheada mas do séc. XIX regional. Como esculturas, S. Tomé, de madeira, do fim do séc. XVIII; a Virgem com o Menino (do Rosário), de pedra, do séc. XVI, renascença; S. Sebastião, de pedra, dos sécs. XVI-XVII, e outras mais secundárias. Contém ainda pintura em madeira, da Assunção, a Virgem cercada de anjos, do séc. XVI, obra inferior; prato de cobre, do séc. XVI, setentrional, com legenda, ao centro um anjo com dois escudos e Custódia de prata, de colunas e campainhas, do séc. XVII: um dos sinos é dedicado a S. Tomé e é de 1785.

in Oliveira do Hospital - roteiro turístico : Penalva de Alva

Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. I, Lisboa, IPPAR, 1993.

Oliveira do Hospital - roteiro turístico, Serra do Açor - Associação de Desenvolvimento Regional, [s.d].

Data de atualização
21/08/2008
Agenda
Mercados e Feiras

Com.Tradição

Jardim Sá da Bandeira e Jardim Augusto Gil 23 Out a 31 Out 2026

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "Pizza Man"

Em parceria com a Yellow Star Company oferecemos convites duplos para a sessão de dia 29 de outubro, às 21h, no Centro Cultural Malaposta. Uma comédia protagonizada por Eduardo Madeira, Liliana Santos e Núria Madruga.

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A Festa de Anos"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para o filme "A Festa de Anos", com Willem Dafoe. Poder, família, controlo, herança e um conflito pai/filha que vai crescendo durante uma festa de anos aparentemente perfeita.

Visitas
136,177,263