"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja do Mártir Santo São Sebastião

Distrito: Lisboa
Concelho: Vila Franca de Xira

Tipo de Património
Património Material
Classificação
IIM Imóvel de Interesse Municipal
Proteção Jurídica
N.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no DR, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001 Decreto n.º 45/93, DR, I Série-B, n.º 280, de 30-11-1993 (ver Decreto)
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Descrição
Igreja fundada pelo rei D. Sebastião, em 1576, devido à 'Peste Grande' de 1569, calamidade que originou a construção de várias ermidas dedicadas a São Sebastião. Na capela-mor, os elementos decorativos mais proeminentes são, para além do retábulo rocaille – em talha dourada e policromada – o teto em abóbada de canhão com estuque pintado. Foi adaptada, em julho de 2001, a Núcleo Museológico de Arte Sacra, contendo, no seu espaço expositivo, a exposição 'Vila Franca de Xira – Formas de Devoção' que, entre outros objetos, apresenta a Coleção Antoniana do Dr. Vidal Baptista, diversos registos de devoção e materiais de arqueologia.
Morada
Rua Dr. Miguel Bombarda
2600 Vila Franca de Xira
Fonte de informação
Câmara Municipal de Vila Franca de Xira
Data de atualização
15/07/2019
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "ÉPOCA DE CAÇA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia da hilariante comédia francesa, "ÉPOCA DE CAÇA", sobre um casal que se muda para o campo e descobre que os vizinhos usam o jardim como campo de caça, desencadeando uma guerra entre vizinhos!

Visitas
93,135,626