"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Palácio Bivar

Distrito: Faro
Concelho: Faro

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Contemporânea (Séc. XIX)
Tipologia original
Arquitectura Doméstica - Palácio
Valor patrimonial
Valor Arquitectónico, Valor Artístico
Estilo(s)
Neo-Clássico
Áreas Artísticas
Arquitectura Civil, Cantaria, Trabalho do Ferro
Uso atual
Parte da construção serve de residência dos descendentes da família Bivar, sendo a restante utilizad
Descrição
Este palácio foi mandado edificar no séc. XIX, pelo tenente coronel de milícias, reformado, D. Fernando Maria de Mendonça Pessanha de Mascarenhas, casado com D. Maria da Paz Bivar. Foi encarregado da obra o mestre canteiro, José Anónio Vidal.

O edifício de composição simétrica, é considerado o melhor exemplar de arquitectura civil Neo-Clássica do Algarve. Possui dois pisos, tendo o andar nobre treze janelas de sacada, com gradeamentos de ferro forjado; as molduras dos vãos são encimadas por frontões triangulares. No eixo do edifício localiza-se um belo portal, janela de sacada e uma torre mirante, que foi erguida mais tarde.

É digno de interesse, ainda, o vestíbulo, onde se pode observar, na cobertura dos lanços de escada, a pedra de armas, pintada, dos Bivar; foi autor da pintura o Dr. Justino de Bivar Weinholtz, descendente daquela família.

Morada
Gaveto das Ruas Conselheiro Bivar, 1º de Maio e Travessa dos Arcos
8000
FARO
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
LAMEIRA, I. C. Francisco, Faro : Edificações Notáveis, Faro, Câmara Municipal de Faro, 1995.

OLIVEIRA, Manuel Alves de, Guia Turístico de Portugal de A a Z, Lisboa, Círculo de Leitores, 1990.

Data de atualização
25/08/2008
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o concerto da Orquestra Clássica de Espinho

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o primeiro concerto do Festival Internacional de Música de Espinho, que se realiza no próximo dia 8 de junho (domingo) às 11h30.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Ganhe convites para a ANIMAR 20

Em parceria com a Solar – Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para a sessão de cinema ao ar livre e para a sessão de encerramento da ANIMAR 20, a decorrer no dia 6 de junho, na Solar – Galeria de Arte Cinemática, e no dia 7 de junho, no Teatro Municipal de Vila do Conde, respetivamente. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Visitas
108,190,572