"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Palácio Bivar

Distrito: Faro
Concelho: Faro

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Contemporânea (Séc. XIX)
Tipologia original
Arquitectura Doméstica - Palácio
Valor patrimonial
Valor Arquitectónico, Valor Artístico
Estilo(s)
Neo-Clássico
Áreas Artísticas
Arquitectura Civil, Cantaria, Trabalho do Ferro
Uso atual
Parte da construção serve de residência dos descendentes da família Bivar, sendo a restante utilizad
Descrição
Este palácio foi mandado edificar no séc. XIX, pelo tenente coronel de milícias, reformado, D. Fernando Maria de Mendonça Pessanha de Mascarenhas, casado com D. Maria da Paz Bivar. Foi encarregado da obra o mestre canteiro, José Anónio Vidal.

O edifício de composição simétrica, é considerado o melhor exemplar de arquitectura civil Neo-Clássica do Algarve. Possui dois pisos, tendo o andar nobre treze janelas de sacada, com gradeamentos de ferro forjado; as molduras dos vãos são encimadas por frontões triangulares. No eixo do edifício localiza-se um belo portal, janela de sacada e uma torre mirante, que foi erguida mais tarde.

É digno de interesse, ainda, o vestíbulo, onde se pode observar, na cobertura dos lanços de escada, a pedra de armas, pintada, dos Bivar; foi autor da pintura o Dr. Justino de Bivar Weinholtz, descendente daquela família.

Morada
Gaveto das Ruas Conselheiro Bivar, 1º de Maio e Travessa dos Arcos
8000
FARO
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
LAMEIRA, I. C. Francisco, Faro : Edificações Notáveis, Faro, Câmara Municipal de Faro, 1995.

OLIVEIRA, Manuel Alves de, Guia Turístico de Portugal de A a Z, Lisboa, Círculo de Leitores, 1990.

Data de atualização
25/08/2008
Agenda
Mercados e Feiras

Com.Tradição

Jardim Sá da Bandeira e Jardim Augusto Gil 23 Out a 31 Out 2026

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "Pizza Man"

Em parceria com a Yellow Star Company oferecemos convites duplos para a sessão de dia 29 de outubro, às 21h, no Centro Cultural Malaposta. Uma comédia protagonizada por Eduardo Madeira, Liliana Santos e Núria Madruga.

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A Festa de Anos"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para o filme "A Festa de Anos", com Willem Dafoe. Poder, família, controlo, herança e um conflito pai/filha que vai crescendo durante uma festa de anos aparentemente perfeita.

Visitas
136,175,404