"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Palácio Real da Nazaré

Distrito: Leiria
Concelho: Nazaré

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Descrição
O Palácio foi mandado construir em 1718, pelo administrador da Real Casa de Nossa Senhora da Nazaré D. Nuno Álvares Pereira de Mello, 1.º Duque de Cadaval e tinha como principal intuito acomodar a Família Real quando esta vinha em peregrinação. Encontramos registos históricos das visitas régias de D. João VI acompanhado pelo Príncipe D. Pedro, de D. Miguel e da Rainha D. Maria I.

Também aos Círios, peregrinações coletivas ao Santuário, foi possibilitado alojamento no Paço, no mês de Setembro, durante o período das festas à Senhora da Nazaré.

O piso térreo estava destinado ao comércio. A fachada principal ostenta uma ampla varanda balaustrada, que funciona como entrada principal do edifício e que até 1830 dava acesso, através de um passadiço, à praça de touros, em madeira.

Com a queda da Monarquia e a consequente implantação da República, a utilização do palácio passou a assumir contornos muito característicos, com a realização de bailes de carnaval e outras festas. O edifício foi também utilizado enquanto Patronato, escola para educação feminina, a partir de 1937.

Até 2003, o Palácio Real serviu como jardim-de-infância para dar resposta às necessidades sociais da população.
Morada
Largo de Nossa Sra. da Nazaré, 10
2450-065 Nazaré
Fonte de informação
Câmara Municipal da Nazaré
Data de atualização
19/09/2019
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "ÉPOCA DE CAÇA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia da hilariante comédia francesa, "ÉPOCA DE CAÇA", sobre um casal que se muda para o campo e descobre que os vizinhos usam o jardim como campo de caça, desencadeando uma guerra entre vizinhos!

Passatempo

Ganhe convites para a peça "23 SEGUNDOS"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para a peça "23 Segundos", pela Comuna Teatro de Pesquisa. Tratando-se embora de ficção, a ação inspira-se numa situação verídica ocorrida na Cadeia do Forte de Peniche, na primeira metade dos anos 50, durante a ditadura do Estado Novo. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
93,059,117