"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja de Nossa Senhora da Oliveira

País: Portugal
Distrito: Setúbal
Concelho: Montijo

Tipo de Património
Património Material
Classificação
IIM Imóvel de Interesse Municipal
Proteção Jurídica
Decreto nº 45/93 de 30-11 e Decreto nº 2/96 de 06-03
Descrição

 

Construção do século XIII, com posteriores remodelações. O edifício existente hoje em dia poucos vestígios possui da estrutura original. A igreja que atualmente se observa é uma edificação do século XVII.

A fachada despojada de grandes ornamentos possui um portal simples encimado pelo janelão do coro, acima do qual se podem observar, no tímpano do frontão, dois símbolos alusivos à emblemática espatária: a espada e a vieira em alvenaria pintada. Do lado esquerdo da construção ergue-se a torre sineira onde foi colocado um relógio.

A igreja possui o interior de nave única, um batistério e um púlpito além do coro que se sobrepõe ao guarda – vento. Na capela-mor que está separada da nave por um arco de volta perfeita, podemos observar o revestimento azulejar polícromo seiscentista do tipo tapete, com motivos geométricos. No altar-mor de linhas modestas, em madeira pintada, destaca-se um nicho com uma maquineta em talha dourada onde se encontra a imagem de Nossa Senhora da Oliveira. Na parede da nave do lado direito recorta-se o arco de gosto renascentista que dá acesso à capela de Nossa Senhora do Rosário, edificada no século XVI com teto em abóbada pintada com motivos geométricos onde foi colocada, ao centro, a cruz da Ordem de Santiago.

Construção de apurado sentido estético possui as paredes totalmente revestidas de azulejos enxaquetados em verde e branco entrecortados por conjuntos polícromos com motivos florais. O retábulo de gosto maneirista é composto por diversas pinturas de iconografia mariana: A Adoração dos Pastores, A Visitação da Virgem a Santa Isabel, Santiago Maior, A Adoração dos Magos e Nossa Senhora do Rosário que coroa todo o conjunto.

No pavimento da capela podemos observar a sepultura do padre António Gonçalves que instituiu a mesma. Do seu recheio artístico salienta-se ainda o belíssimo frontal de altar quinhentista em azulejos polícromos, reproduzindo brocado lavrado de produção espanhola de Talavera.
 

Morada
Rua de Santo António, Canha
Fonte de informação
Câmara Municipal de Montijo
Data de atualização
24/01/2018
Agenda
Exposições

Pés de Limão

Museu do Quartzo, Mosteiro de Grijó e Go Romaria Cultural 13 Jul a 28 Jul 2024

Passeios e Visitas

Lisboa Moderna

Museu de Lisboa - Palácio Pimenta 13 Jul 2024  |  10h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o festival Curtas Vila do Conde

Em parceria com o Curtas Vila do Conde, oferecemos convites duplos para as sessões de cinema a decorrer dia 13 de julho, no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "O Segredo dos Perlimps", "Uma Imagem Permanente" e "Estamos no Ar".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
94,058,532