"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Núcleo Arqueológico

Menires da Herdade da Casbarra

Distrito: Évora
Concelho: Évora

Localização
A 6,5 km de Évora.
Tipo de Património
Núcleo Arqueológico
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto nº 67/97 de 31-12
Identificação Patrimonial
Conjunto
Tipologia original
Arquitectura Religiosa - Construções Singulares
Valor patrimonial
Valor Arqueológico
Descrição
Pires Gonçalves assinalou dois grandes menires, derrubados e provavelmente deslocados do seu local original, próximo do Monte da Casbarra.
O menir de maiores dimensões encontra-se junto à Estrada de Arraiolos, do lado Sul, apresentando a forma de estela, com cerca de 4 m de comprimento.
Do lado Norte da estrada, junto ao caminho que leva ao referido Monte, encontra-se o Menir 1, de secção circular e com cerca de 3,5 m de comprimento, desconhecendo-se a sua localização primitiva. Está prevista a sua reposição na posição vertical.
Bibliografia
SILVA, António Carlos (coord.), Roteiro do Megalitismo de Évora, Câmara Municipal de Évora, Évora, 1992.
Data de atualização
26/04/2000
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o concerto da Orquestra Clássica de Espinho

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o primeiro concerto do Festival Internacional de Música de Espinho, que se realiza no próximo dia 8 de junho (domingo) às 11h30.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Ganhe convites para a ANIMAR 20

Em parceria com a Solar – Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para a sessão de cinema ao ar livre e para a sessão de encerramento da ANIMAR 20, a decorrer no dia 6 de junho, na Solar – Galeria de Arte Cinemática, e no dia 7 de junho, no Teatro Municipal de Vila do Conde, respetivamente. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Visitas
108,240,011