"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Associação dos Artesãos da Região de Lisboa

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Divulgação das actividades
Morada
Rua de Entrecampos, 66
1700-159 Lisboa
Telefone
217962497
Fax
217957823
Observações

A ASSOCIAÇÃO

A Associação dos Artesãos da Região de Lisboa tem por objectivo promover e divulgar o artesanato, como ainda incentivá-lo através de cursos abertos à juventude e a outros grupos etários, dando todo o apoio aos deficientes, garantindo o escoamento dos seus trabalhos através de exposições/ vendas devidamente programadas.

Outro dos objectivos é dignificar esta arte, garantindo a qualidade e autenticidade das peças que constituem parte do nosso património cultural.

A Associação dos Artesãos da Região de Lisboa foi fundada em 8 de Junho de 1982 com 18 sócios e actualmente ultrapassam os 200, dos quais só uma centena pagam pontualmente as suas quotas.

Tem estatutos legalizados e é uma entidade de utilidade pública (por despacho do Primeiro Ministro, publicado no D.R. II Série nº 23 de 28.01.86).

A Associação tem na sua sede uma exposição/ venda permanente dos trabalhos dos sócios/ artesãos, que funciona diariamente das 12 h às 19 h, de 2ª a 6ª.

Durante os quase vinte e quatro anos de existência tem organizado anualmente duas iniciativas que podem ser já consideradas uma tradição:
- O Concurso de Tronos de Santo António, em Junho;
- O Concurso de Presépios, em Dezembro.

Estas iniciativas têm tido o maior interesse não só por parte do público em geral, como também pelos concorrentes que em cada ano se inscrevem em maior número.

A Associação tem participado em Feiras de Artesanato, no país e no estrangeiro, nomeadamente Espanha, França, Itália, Polónia, Mónaco, Suécia e Inglaterra.

Para todas estas iniciativas, o IEFP bem como o ICEP (apenas em certames internacionais), têm prestado um valioso apoio.

Embora em condições um pouco precárias por falta de espaço, a Associação tem a funcionar uma “Escola de Artes e Ofícios” em Olaria, Cerâmica, Pintura de Azulejos, Pintura em Porcelana, Pintura em Tecido, Rendas e Bordados, nomeadamente, Castelo Branco, Arraiolos e outros, Arranjos Florais, Encadernação, Restauro de Móveis e Loiças, Tecelagem, Desenho e Pintura, Escamas de Peixe e Registos, Douramento e outros de Artes Decorativas.

Estes Cursos são ministrados por Mestres experientes de comprovada competência, podendo garantir uma completa formação profissional nas diversas áreas.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
52,134,095
>