"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Câmara Municipal de Viana do Castelo

Distrito: Viana do Castelo
Concelho: Viana do Castelo

Promoção de eventos culturais, museus, roteiros
Morada
Rua Cândido dos Reis
4900-877 Viana do Castelo
Telefone
258 809 300
Fax
258 809 318
Observações

VIANA DO CASTELO 
tradição e modernidade

CAPITAL DO FOLCLORE
O património cultural popular vianense é o que mais diferencia Viana do Castelo de outros municípios. A variedade etno-folclórica, que se exprime na opulência e diversidade dos trajes, na riqueza dos ouros, na vivacidade do folclore, na originalidade do artesanato, na substância e variedade da gastronomia e na alegria das suas vibrantes romarias, fazem de Viana do Castelo uma terra fiel às suas mais lídimas tradições e entronizam-na como capital do folclore português.

TERRA DE CULTURA E ARTE
O renovado Teatro Municipal, a Companhia Profissional de Teatro, os Festivais de Música Clássica, de Blues, de Jazz, de Teatro e de Cinema, o Navio Hospital Gil Eannes, o Museu Municipal, com o maior conjunto de faianças nacionais e o Museu do Traje, que reúne o melhor e mais representativo da indumentária da mulher vianense de antanho, são pólos de fruição cultural que valorizam a cidade.

RIQUEZA  PATRIMONIAL
Os sete séculos e meio do seu percurso histórico foram deixando indeléveis marcas arquitectónicas que hoje muito valorizam a cidade. Igrejas e conventos de várias épocas, palácios, palacetes e casas senhoriais, edifícios públicos de venerável antiguidade, enriquecem Viana do Castelo.

CIDADE SAUDÁVEL
O Rio, o Mar e a Montanha envolvem a cidade com um património natural ímpar que proporciona aos visitantes paisagens deslumbrantes, cheias de cor e de luz. Viana do Castelo é terra marinheira, palco privilegiado de desportos náuticos, de saudáveis caminhadas e de fruição de praias douradas e de bandeira-azul.

VOLTADA PARA A MODERNIDADE
Viana do Castelo caminha para a modernidade com a execução do Programa Polis de Valorização e Requalificação Urbanística que confere à cidade condições para melhorar a qualidade de vida dos residentes enriquecendo-a com equipamentos, edifícios, espaços de lazer, desporto e convívio, concebidos por alguns dos mais conceituados arquitectos portugueses com relevo para Fernando Távora, Siza Vieira, Souto Moura, Carrilho da Graça, entre outros.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
60,134,834
>