"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Centro Científico e Cultural de Macau

Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa

Calendário das actividades do Museu, Exposições temporárias, Cursos livres, Seminários, Ateliers, Aluguer de Espaços
Morada
Rua da Junqueira, 30
1300-343 Lisboa
Telefone
21 361 75 70
Observações


O Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM) é um Instituto Público, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, vocacionado para as questões da China, para o universo das relações entre Portugal, e restante Europa, com a China/Ásia Oriental. Sobretudo para os temas e problemas luso-chineses, no passado e no presente, e a realidade internacional que é Macau, fronteira multissecular por excelência da China com os Mundos do Mundo.

O CCCM é um centro de investigação científica, um espaço de estudo e de ensino da língua, cultura e história da China. Também um centro de formação contínua e avançada, de alta divulgação cultural e de especializada informação com um original Museu e uma apetrechada e especializada Biblioteca.

O Museu do CCCM com recurso a linguagens modernas e dinâmicas, didácticas e interactivas, apoia-se nas mais recentes tecnologias para captar a atenção dos mais jovens e do público em geral, visando divulgar a condição essencial de Macau enquanto ponto de encontro por excelência de Portugal e da Europa com a China. Procura, ao mesmo tempo, acentuar a importância da milenar herança da civilização chinesa, constituindo-se como uma das mais importantes colecções de arte chinesa da península Ibérica e o único Museu histórico-cultural sobre Macau existente fora da República Popular da China.

A Biblioteca do CCCM acerca da China e da Ásia Oriental, enquanto História, Sociedade, Economia e Cultura, no passado e no presente, é a mais completa, especializada e actualizada existente em Portugal.

Milhares de volumes, nas mais diversas línguas, apoiam a investigação e a alta divulgação nos domínios da Sinologia, das Relações Internacionais e Interculturais Europa-China, dos estudos sobre Macau.

Um vasto fundo documental, em diferentes suportes, fornece informação sobre a China e Macau, no passado e no presente. A Biblioteca está articulada em rede a outras instituições afins, nacionais e estrangeiras. A sala de leitura com 30 lugares é completada por um espaço multimédia.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,351,510