"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Câmara Municipal da Povoação

Distrito: Açores
Concelho: Povoação

Programas de iniciativas culturais: Festivais de Verão, Mostras Gastronómicas, Exposições, Seminários, Semanas Académicas, Passeios Pedestres, etc.
Morada
Largo do Município
9650-411 Povoação
Telefone
296 550 200
Fax
296 585 374
Observações


Povoação
O Concelho mais Belo dos Açores

   Elevado em 1839 por Carta Régia de D. Maria II, o Concelho da Povoação é o mais jovem da ilha de S. Miguel, local onde desembarcaram os primeiros povoadores.
   Hoje eternizada essa chegada histórica com a edificação do Monumento "Porta do Povoamento", o Concelho enriquece o seu espólio arquitectónico ao mesmo tempo que figura com símbolo de boas vindas a todos quantos nos visitam.
   Das Furnas a Água Retorta, o município possui miradouros onde se avistam deslumbrantes paisagens, praias de águas tépidas, parques de elevada riqueza botânica e torrentes de águas férreas que brotam das encostas revestidas de luxuriante vegetação.
   No entanto, a maior riqueza do município está, segundo muitos, nos nossos recursos hidrológicos, de entre os quais destacamos o Vale das Furnas, considerado a maior hidrópole do Mundo.
   Deslocando-se ao nosso Concelho, além das paisagens paradisíacas de que desfrutará, pode visitar o Museu do Trigo de S. Miguel, localizado entre as Lombas do Alcaide e Loução, o Parque Terra Nostra, ou ainda o Parque Zoológico da Vila da Povoação. Se preferir caminhar e estar em permanente contacto com a Natureza, não deixe de percorrer a nossa Rede de Trilhos recuperada a pensar nos nossos turistas e no seu espírito de aventura.
   Tratando-se de um Concelho em íntima ligação com o mar, não podíamos deixar de lhe proporcionar e propor momentos inesquecíveis ligados à prática de desportos náuticos e de Whale Watching.
   Aprecie ainda a nossa gastronomia e doces regionais, comodamente instalado numa das unidades de restauração de que dispomos. E se resolver permanecer no concelho, saiba que temos à sua disposição hotéis, residenciais, turismo de habitação e um Parque de Campismo todos de grande qualidade.
   O nosso Município tem muito para lhe oferecer. Saiba que a nossa época festiva começa com o Senhor dos Passos e só termina após as festas realizadas em honra de Santa Teresinha e Nossa Senhora do Rosário no princípio do Outono, ficando pelo meio as comemorações em honra do Divino Espírito Santo, dos Santos Populares e dos Padroeiros da cada freguesia que, assim, em conjunto com as manifestações profanas, especialmente com a Festa do Chicharro e o Festival da Povoação, constituem um forte cartaz turístico do nosso Concelho.
   Venha conhecer os nossos usos e costumes, as nossas tradições, a nossa gastronomia!
   Reunimos todas as condições para proporcionar uma boa estadia a quem nos queira visitar.
   Ficamos, assim, à sua espera.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
52,847,103
>