"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Município de S. João da Madeira

Distrito: Aveiro
Concelho: São João da Madeira

Divulgação das actividades culturais.
Morada
Avenida da Liberdade
3701-956 S. João da Madeira
Telefone
256 200 200
Fax
256 200 297
Observações

A Cidade do trabalho e da qualidade de vida

S. João da Madeira ocupa, apesar da sua reduzida dimensão geográfica (oito quilómetros quadrados), um lugar de destaque no mapa empresarial português. Conhecida em particular pela sua forte indústria do calçado – sendo detentora da marca “Capital do Calçado” – , a cidade caracteriza-se por uma grande diversidade empresarial, exportando produtos de qualidade para os quatro cantos do mundo, fruto do dinamismo e capacidade inovadora de todos quantos vivem e trabalham na única freguesia do concelho.

Integrada na Área Metropolitana do Porto desde 2004, a cidade – a segunda maior do Distrito de Aveiro – vê a sua população duplicar quando se contabilizam os residentes noutros pontos da região que diariamente rumam ao Município para exercerem a sua profissão, fazerem as suas compras ou tratarem dos mais diversos assuntos. Ao todo são perto de 50 mil pessoas que se concentram diariamente no espaço urbano sanjoanense.

Como se constata no brasão municipal, no qual surge a letras douradas a palavra “Labor”, S. João da Madeira orgulha-se de ser conhecida como a Cidade do Trabalho. O desafio que agora se coloca ao concelho é o de ser distinguido também pela qualidade de vida. Esse objectivo está bem patente no novo logotipo camarário, que traduz conceitos como centralidade, modernidade, inovação.


Prioridades

Entre as prioridades da acção da Câmara de S. João da Madeira conta-se a requalificação do parque escolar, por forma a colocá-lo ao nível dos melhores do País. A implementação de uma verdadeira política social (a qualificação da habitação social é uma das grandes metas), a despoluição do rio Ul, a criação de novos espaços desportivos e culturais têm sido outros passos dados no sentido de aumentar a qualidade de vida na cidade, servida desde o primeiro semestre de 2005 por dois novos parques subterrâneos de estacionamento, com capacidade total para cerca de 500 lugares.

Uma das principais apostas actuais prende-se com a intensificação da rede de acessibilidades, seja no sentido físico, seja no sentido tecnológico – melhorar o relacionamento entre a autarquia e os cidadãos pela via digital. Neste capítulo merece particular referência a construção de duas novas auto-estradas (S. João da Madeira-Carvalhos e Ovar-S. João da Madeira) e a criação do Entre Douro e Vouga Digital. São empreendimentos fundamentais para S. João da Madeira e para toda a região Norte do distrito de Aveiro.

Ao nível do planeamento, destaca-se o trabalho que está a ser feito para a cidade pelo conceituado arquitecto Souto Moura. S. João da Madeira está ainda a beneficiar das acções desenvolvidas no âmbito da Agenda 21 Local, programa liderado pela autarquia sanjoanense, que conta com o apoio técnico da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica. Uma iniciativa pioneira no Norte do País, que tem por objectivo contribuir para o desenvolvimento sustentado do concelho.


Oferta cultural

Uma das obras mais importantes concluída em 2005 foi o Museu da Chapelaria, um empreendimento emblemático para S. João da Madeira, ou não se tratasse de preservar a memória de uma das actividades com mais história no concelho.

Nesse mesmo ano, concretizou-se a recuperação dos antigos Paços do Concelho, rebaptizados como Paços da Cultura, onde se instalou o Arquivo Histórico da cidade e várias outras “valências”, entre as quais uma galeria de exposições.

Em ambos os equipamentos foram disponibilizados auditórios que são pólos importantes, juntamente com a Biblioteca Municipal, da campanha Poesia à Mesa, iniciativa de grande adesão popular que leva a poesia ao encontro das pessoas, todos os anos, em Março.

Entretanto, foi já realizado o estudo prévio da obra de transformação do edifício do antigo Cinema Imperador numa moderna e multifuncional Casa das Artes do Espectáculo, de características únicas em Portugal. Trata-se de um projecto do arquitecto Filipe Oliveira Dias.


Desporto para todos

No desporto, há a destacar o novo Centro de Formação Desportiva, que nasceu junto ao Estádio Conde Dias Garcia. Este equipamento, ao nível do que de melhor há no País nesta área, inclui três campos de relva sintética, sendo prioritariamente destinada às camadas mais jovens do desporto sanjoanense.

O Pavilhão das Travessas é um dos maiores recintos desportivos cobertos do País, podendo funcionar simultaneamente no seu interior quatro áreas de jogo. Este equipamento – com várias salas de apoio – tem sido um dos “palcos” principais da vasta actividade desportiva que vem acontecendo em S. João da Madeira.

No Complexo Desportivo Paulo Pinto funcionam três piscinas ao ar livre: a Olímpica, com as dimensões de 50x25 (passam por aqui perto de 60 mil pessoas, no Verão); a de saltos, com diversas pranchas de diferentes alturas, e a infantil. Esta oferta é complementada com uma piscina interior.

Este espaço desportivo é ainda composto por quatro campos de ténis, recintos de voleibol e de futebol de praia, pavilhão coberto para a prática de várias modalidades como o basquetebol, andebol, desportos de combate, ginástica e futsal.


Tecnologia e empresas

Projecto estruturante para S. João da Madeira e para a região é o Centro Empresarial e Tecnológico (CET), que constitui uma oportunidade de atrair empresas de base tecnológica para S. João da Madeira, criando emprego mais qualificado, com mais valor acrescentado e com melhores níveis de rendimento. Este equipamento está localizado em terrenos contíguos ao Centro Tecnológico do Calçado (CTC), entre as zonas industriais do Orreiro e da Devesa Velha.

O CET, inaugurado em Outubro de 2008, é gerido pela Associação Científica e Tecnológica – SANJOTEC – que além da autarquia sanjoanense inclui a Universidade de Aveiro, o Centro Tecnológico do Calçado (CTC), a Associação de Parques de Ciência e Tecnologia do Porto, o Centro para o Desenvolvimento e Inovação Tecnológicos (CEDINTEC), o Clube de Empresários de S. João da Madeira e a Faurécia – Assentos para Automóveis, S.A.

A atenção dada às tecnologias da informação e do conhecimento levou o município de S. João da Madeira a lançar um projecto-piloto, em colaboração com a empresa Broadmedia, para cobertura generalizada do seu território por uma rede de acesso à Internet através de banda larga sem fios. Um processo pioneiro na Europa.

A requalificação das zonas industriais da cidade tem sido levada a efeito pela Câmara, com a execução de infra-estruturas de telegestão, com introdução de fibra óptica, ao mesmo tempo que se melhoram arruamentos e espaço público na envolvente às empresas.

Fundamentais para a indústria sanjoanense são o Centro Tecnológico do Calçado e o Centro de Formação Profissional da Industria do Calçado. O primeiro apoia as empresas do sector no que diz respeito à qualidade dos produtos e inovação tecnológica; o segundo, tem por objectivo responder com soluções rápidas às principais carências da indústria, em termos de formação profissional.


Espaços Verdes

Aquele que provavelmente é o maior parque urbano entre o Porto e Lisboa localiza-se no vale do Rio Ul, em S. João da Madeira, tendo aberto ao público em Maio de 2008. Este espaço verde de lazer, projectado pelo arquitecto Sidónio Pardal (autor do Parque da Cidade do Porto) abrange uma área de cerca de 300 mil metros quadrados (qualquer coisa como 30 campos de futebol).

Noutro ponto da cidade, o Parque Ferreira de Castro foi requalificado e devolvido à fruição dos munícipes e de quem se desloca a S. João da Madeira, sendo hoje um dos pontos de encontro de eleição dos sanjoanenses.

Outro espaço verde de grandes dimensões é o Parque de Nossa Senhora dos Milagres, no qual se situa o santuário do mesmo nome, que se reporta ao período Neo-Românico, tendo na sua fachada uma imagem de Cristo crucificado, em mármore.


 

Agenda
Exposições

"Gyres"

Galeria Zé dos Bois 16 Set a15 Nov

Ver mais eventos
Visitas
61,328,466
>