"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Câmara Municipal de Setúbal

Distrito: Setúbal
Concelho: Setúbal

Morada
Praça do Bocage
2901-866 Setúbal
Telefone
265 541 500
Fax
265 238 855
Observações

Setúbal, uma das mais belas baías do Mundo

Setúbal concilia, de forma harmoniosa, as exigências de uma cidade moderna com a diversidade de um concelho que navega, em segurança, entre o urbano e o rural, deixando-se abraçar pelo Sado e pela Arrábida, os seus tesouros mais preciosos, elevados ao estatuto de áreas protegidas. Esta feliz coincidência permitiu a Setúbal entrar no Clube das Mais Belas Baías do Mundo, a que pertencem apenas três dezenas de enseadas oceânicas, como S. Francisco, nos Estados Unidos, e Mindelo, em Cabo Verde. Com esta distinção, é reforçada a qualidade das praias de areias finas e águas límpidas e azuis.

 

Personalidades de relevo

Personalidades ligadas às artes, como são os casos da escritora Ana de Castro Osório, do pintor Lima de Freitas e do poeta Sebastião da Gama, nasceram em Setúbal, que também foi berço de Bocage e da cantora lírica Luísa Todi. José Afonso viveu os últimos de vida neste concelho, a par de outras pessoas ilustres, como o etnólogo corso Michel Giacometti, que contribuiu para o conhecimento da vida social do povo português.

Riqueza arquitectónica

Setúbal dispõe de uma assinalável riqueza arquitectónica. Exemplo desse espólio é o Convento de Jesus, classificado como Património Europeu, fundado em 1490, um marco do Manuelino. Mas também, em plena serra da Arrábida, ergue-se o antigo convento fundado no século XVI por frades franciscanos. Igrejas, fontes, palácios e tantos outros monumentos podem ser visitados em todo o concelho.

Cultura e lazer

O concelho dispõe de um conjunto de equipamentos, como o Fórum Municipal Luísa Todi, o Museu do Trabalho Michel Giacometti e o Museu Sebastião da Gama, que promovem uma oferta cultural permanente e diversificada. Neste âmbito, destaque para o Festroia – Festival Internacional de Cinema de Setúbal, uma das mais importantes manifestações culturais. Outra iniciativa de relevo é a Feira de Sant’Iago, que, com mais de quatro séculos de existência, continua a ser o principal certame do género na região.

Gastronomia apreciada

Com uma orla marítima de excepcional riqueza piscícola, a identidade gastronómica da região afirma-se nos pratos de peixe, de que merecem especial referência a caldeirada, a feijoada de choco, a espetada de tamboril, o choco frito e a sopa do mar. Sem esquecer a variedade de pratos de peixe assado e mariscos, iguarias que podem ser encontradas em esplanadas solarengas. Na doçaria, as tortas, os queijinhos doces e os esses de Azeitão gozam, igualmente, de justa fama. É também destas paragens um dos grandes queijos portugueses: o queijo de Azeitão. Na região também são produzidos bons vinhos, com relevo para o tinto proveniente da casta periquita (castelão), com acentuado sabor a fruta. O néctar mais conhecido é, porém, o Moscatel de Setúbal.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
52,846,350
>