"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Viejos son, pero no cansan." Novos Estudos sobre o Romanceiro

A obra reúne contributos de especialistas de todo o mundo em torno da poesia narrativa pan-hispânica.


Coordenada por Sandra Boto, Pere Ferré e Jesús Antonio Cid, esta obra reúne 43 contribuições revistas por pares em torno do Romanceiro, a partir dos mais diversos ângulos de análise. A obra parte do encontro que, em 2017, juntou especialistas de todo o mundo no V Congresso Internacional do Romanceiro.

Prestando homenagem aos Professores Braulio do Nascimento (um dos mais consagrados estudiosos brasileiros do Romanceiro) e Ofélia Paiva Monteiro (a grande conhecedora e editora da Obra de Almeida Garrett), o livro divide-se em secções temáticas que reproduzem alguns dos tópicos de discussão atual sobre o Romanceiro.

Os coordenadores afirmam que “o Romanceiro é um lugar de encontro e este livro celebra sem dúvida essa característica”. E acrescentam, no texto de “Apresentação” da obra: “Não duvidamos, portanto, que, enquanto os deuses assim o permitirem, embora eternamente velhos e em estertor, os romances não cansam nem cansarão nunca, assim saibamos procurar nesse inesgotável livro a novidade que, entre versos, não deixará de esperar por cada um de nós para ser debatida.” Este livro prova, portanto, não só a vitalidade do Romanceiro como a pertinência de lhe procurar novos pontos de discussão.

O consórcio que proporcionou esta publicação é formado pelo Centro de Literatura Portuguesa, a Fundación Ramón Menéndez Pidal, o Instituto Universitario “Seminario Menéndez Pidal”, o Centro de Investigação em Artes e Comunicação e o Instituto de Estudos de Literatura e Tradição.

Acesso à obra completa AQUI
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a peça "LIMITES"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para a peça "Limites, pelo Teatro dos Aloés.Trata-se de um espetáculo com 7 personagens e uma só atriz, que aborda a escola e a educação.

Visitas
91,579,162