Visitas/Observações
"Retrospectiva Lázaro Lozano"
Esta exposição apresenta uma seleção de obras emblemáticas de Lázaro Lozano do seu primeiro período, reflexo da vida diária das gentes da Nazaré e uma seleção de desenhos inéditos das décadas de 60, 70 e 80, inspirados pelas viagens que o pintor fez por toda a Europa e por concertos da Orquestra Nacional Espanhola a que assistiu.

1 Out a 28 Nov 2015
Localizada em Campo de Ourique, a Academia Atelier Lázaro Lozano – AALL é uma homenagem de Ana Lázaro à carreira de seu pai. O espaço multifacetado tem como principal objetivo ser um espaço aberto à arte e à criatividade, além de expor com regularidade diversas obras de Lázaro Lozano e apresentar-se como um espaço alternativo em Lisboa para a divulgação de artistas emergentes.
A exposição que a AALL agora apresenta conta com uma seleção de obras emblemáticas de Lázaro Lozano do seu primeiro período, que refletem a vida diária das gentes da Nazaré. Estes quadros fazem parte da coleção particular da família e de diversos museus portugueses, tais como o Museu de Setúbal, o Museu Dr. Santos Rocha-Figueira da Foz e o Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado, que gentilmente cederam temporariamente as obras para esta exposição. A exposição apresenta ainda uma seleção de desenhos inéditos das décadas de 60, 70 e 80, inspirados pelas viagens que fez por toda a Europa e por concertos da Orquestra Nacional Espanhola a que assistiu, sempre acompanhado pela sua mulher Maria Alice.
Bonifácio Lázaro Lozano (n. Nazaré, 1906 – m. Madrid, 1999): pintor de origem espanhola, de família radicada em Portugal e ligada à indústria do peixe. Iniciou os seus estudos na Escola de Artes e Ofícios de Setúbal, passando posteriormente pela Escola Superior de Belas Artes, em Lisboa e completando a sua formação na Academia de Belas Artes de San Fernando, em Madrid. Desenvolveu uma obra consistente, de características marcadamente expressionistas, inspirada na dura vida dos pescadores da Nazaré e abordando temas diversos do quotidiano - o trabalho no campo, a família, a natureza e o amor.
Algumas das suas fazem parte do acervo de instituições como o Museu José Malhoa (Caldas da Rainha), o Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado (Lisboa), o Museu da Nazaré, o Columbus Museum (Georgia - EUA), o Museu de la Real Academia de San Fernando, o Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia (Madrid) e o Museo de Bellas Artes de Badajoz.
Lázaro Lozano foi condecorado pelo Governo Português com a Cruz de Cristo em 1948 e a Medalha de Honra em 1953. Em Espanha, entre muitos outros prémios, recebeu a Medalha de Ouro Belas Artes. Em 1979 foi premiado com o Oscar de ouro da Academia Leonardo da Vinci, de Roma.
A exposição está patente até 28 de Novembro, de 3ª a 6ª feira, das 14h00 às 18h00 e sábados, das 11h00 às 13h30.
Maria Alice, Sari Rojo (1941)