"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

Festival Internacional de Piano de Oeiras

Alguns dos melhores pianistas do mundo vão estar, durante seis domingos seguidos dos próximos meses de Junho e Julho, no Auditório Municipal de Carnaxide (Oeiras) para uma série de concertos que prometem ser marcantes. Trata-se da segunda edição do FIPOeiras, Festival Internacional de Piano de Oeiras, uma iniciativa da Academia de Música Flor de Murta e que, apesar de recente, já marca a agenda do panorâmico musical português.

23 Jun a 28 Jul 2019

Auditório Municipal de Carnaxide
Rua 25 de Abril, Carnaxide

O FIPOeiras inicia-se no dia 23 de Junho, às 18h (os espectáculos serão sempre às 18h) com um concerto da anfitriã na qualidade de diretora artística do Festival: Teresa da Palma Pereira. Laureada em vários concursos internacionais - destaque para o prémio solista com a Orquestra de Câmara de Bruxelas - e com já quatro CD's editados (além de um livro sobre Schumann a partir de uma dissertação de doutoramento) Teresa da Palma Pereira interpretará duas peças de Prokofiev (Sonata nº 7 e Visions Fugitives Op.22 nº17) e duas de Ravel (Le Gibet e La Valse).

Oito dias depois, domingo 30 de Junho, sobe ao palco o polaco Piotr Anderszewski para interpretar Bach (Prelúdio e Fugas de "Cravo Bem Temperado"), duas peças de Schumann (7 Klavierstucke em forma de Fughetta e Gesange der Frute) e Beethoven (Sonata Op.110). Considerado um dos principais músicos da sua geração, pela intensidade e originalidade das suas interpretações, Piotr Anderszewski tem tocado com as maiores orquestras internacionais e é, nomeadamente, prémio Gilmore, prémio Szymanowski e prémio Royal Philharmonie Society.

A 7 de Julho cabe a vez ao russo Grigory Gruzman. Tendo completado os seus estudos na Universidade de Música de Jerusalém e detentor de uma notável carreira internacional integra, nomeadamente, o Trio Shostakovich e é diretor do Instituto de Instrumentos de Teclado da Academia de Música de Weimar. Tocará Scarlatti (3 Sonatas), Beethoven (6 Bagatelas), Chopin (6 Prelúdios e Sonata n.2), Rachmaninov (3 Prelúdios) e F. Gulda (3 Peças "Play Piano Play").

Jan Michaels vai, por sua vez, no dia 14 de Julho interpretar Bach/Brahms (Chaconne em ré menor para a mão esquerda), Brahms (Variações e fuga sobre um tema de Haendel Op.24), Ravel (Miroirs) e Rachmaninov (Variações sobre um tema se Corelli Op. 42). Actualmente professor de piano no Koninklijk Conservatorium de Bruxelas, Jan Michaels apresenta-se regularmente como solista e com grupos de música de câmara em diversos centros musicais na Europa e Ásia.

Iria Rub, uma das melhores pianista de Israel, apresenta-se no Auditório de Carnaxide a 21 de Julho para tocar exclusivamente Beethoven (32 variações em dó menor, Sonata Op.31 nº1, Sonata Op.31 nº2 "Tempestade" e Sonata Op. 31 nº3). Nos últimos anos Iria Rub junto-se ao barítono David Sebba para realizar a Stand-Up Opera. Além da sua actividade como concertista Iria Rub é a criadora e a diretora do programa KeyNote, projecto educativo de extensão comunitária.

Finalmente, a 28 de Julho, o Festival volta a mãos portuguesas com a presença Jorge Moyano, um engenheiro civil que optou exclusivamente pela música somente em 1975 quando entrou para o Conservatório como professor de piano. Detentor de diversos prémios exerce actualmente funções docentes na Escola Superior de Música de Lisboa simultaneamente com a sua intensa actividade de concertista.

Além do Festival decorrerá no espaço no Palácio Flor de Murta, igualmente em Oeiras, masterclasses destinada a jovens pianistas e alunos avançados de escolas portuguesas e estrangeiras.

O Festival procura também um efeito de vitalização cultural tendo em vista converter Oeiras num concelho cultural de referência no domínio da grande música e dos grandes intérpretes. Objectivo que está a ser consensualmente conseguido.



 
Agenda
Exposições

Planktonic

Galeria de Arte Imargem 18 Jul a 26 Set 2025

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o 33.º Curtas Vila do Conde

Em parceria com o Curtas Vila do Conde, oferecemos convites duplos para as sessões de cinema a decorrer nos dias 17, 18 e 19 de julho, onde serão exibidos os filmes "Les Yeux Sans Visage", "Ritas" e "To a Land Unknown".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
109,825,241