"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Exposição de aguarelas de Sofia Arez revela cogumelos da serra de Sintra

É durante o outono que a beleza discreta dos cogumelos vem animar os bosques de Sintra. A Parques de Sintra celebra a nova estação com a exposição “Desvio”, de Sofia Arez, constituída por um conjunto de aguarelas que retratam cogumelos encontrados pela artista nas suas caminhadas pela floresta local.

3 Out a 30 Nov 2020

Abegoaria do Parque da Pena
Jardins do Parque da Pena, Estrada da Pena, 2710-609 Sintra


A exposição estará patente na Abegoaria do Parque da Pena, de 3 de outubro a 30 de novembro, todos os dias, das 9h30 às 18h00. O acesso é livre, mediante aquisição do bilhete de visita ao Parque da Pena ou Parque e Palácio da Pena.

Paralelamente à exposição, nos dias 10 de outubro e 14 e 28 de novembro, às 14h30, haverá percursos de observação de cogumelos, no Parque da Pena. Conduzidos por João Luís Baptista Ferreira, Professor da Faculdade de Ciências de Lisboa e especialista em micologia, os participantes poderão viver uma nova experiência, focada na descoberta do fascinante mundo dos cogumelos, numa abordagem que toca não apenas a vertente biológica, mas também aspetos culturais ligados a estes seres vivos, que inspiram lendas e tradições. Passando pela Quinta da Pena e pelo Jardim do Chalet da Condessa d’Edla, o trajeto começa e termina na Abegoaria, completando-se com a visita à exposição. A inscrição no percurso é gratuita, bastando adquirir o bilhete combinado para o Parque da Pena e para o transporte entre o Largo de São Pedro de Sintra e o Parque da Pena, no valor de 12,50 €. Todos os interessados devem inscrever-se por e-mail para: programacaocultural@parquesdesintra.pt.

Muito embora sejam fundamentais para o equilíbrio dos ecossistemas, os cogumelos são muitas vezes relegados para segundo plano, face ao protagonismo das plantas e dos animais. A exposição “Desvio” contribui para a sua divulgação e relembra a necessidade de protegermos a biodiversidade. Sendo uma artista com um profundo interesse pela natureza e pela perceção, Sofia Arez dedicou, nestes trabalhos, a sua atenção aos cogumelos que recolheu nos seus passeios pelas matas de Sintra e que retratou em aguarelas. Cuidadosamente desenhadas, evidenciam a delicadeza das formas e a riqueza cromática destes seres vivos e convidam à reflexão sobre os impulsos e as casualidades que a experiência da natureza – e da vida, proporcionam.

Para mais informações: www.parquesdesintra.pt.

PROGRAMA 

“Desvio” | Exposição de aguarelas de Sofia Arez
03.10 a 30.11.2020 | Abegoaria do Parque da Pena
9h30 > 18h00
Entrada livre (mediante aquisição de bilhete para o Parque da Pena ou Parque e Palácio da Pena) 

Percursos de observação de cogumelos com visita à exposição
Datas: 10.10.2020 // 14.11.2020 // 28.11.2020 | Parque da Pena
14h30 > 17h30
Inscrição gratuita (mediante aquisição de bilhete combinado para o Parque da Pena + transfer entre o Largo de São Pedro de Sintra e o Parque da Pena ) 

Sobre a artista Sofia Arez
Sofia Arez é uma artista com um profundo interesse pela natureza e pela perceção. O seu trabalho é um diálogo constante, progride como uma conversa entre quem faz e as ideias espontâneas sugeridas pelo próprio fazer, e o inesperado acontece no processo criativo. As suas diversas obras de escultura, desenho, pintura, fotografia, vídeo e instalação, foram expostas na Europa e na Ásia. Não se limitando às paredes do museu e da galeria, a sua prática envolve a sociedade através de atividades educativas e intervenções no espaço público. Sofia Arez nasceu em Lisboa em 1972 e é mestre em pintura pela Universidade de Lisboa. Vive e trabalha em Lisboa.
https://sofiaarez.com/works/desvio/

Sobre a Parques de Sintra - Monte da Lua
A Parques de Sintra - Monte da Lua, S.A. (PSML) é uma empresa de capitais exclusivamente públicos, criada em 2000, no seguimento da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade. Não recorre ao Orçamento do Estado, pelo que a recuperação e manutenção do património que gere são asseguradas pelas receitas de bilheteiras, lojas, cafetarias e aluguer de espaços para eventos.
Em 2019, as áreas sob gestão da PSML (Parque e Palácio Nacional da Pena, Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate, Convento dos Capuchos e Escola Portuguesa de Arte Equestre) receberam cerca de 3,7 milhões de visitas, 90% das quais por parte de estrangeiros. Recebeu, em 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019, o World Travel Award para Melhor Empresa em Conservação.
São acionistas da PSML a Direção Geral do Tesouro e Finanças (que representa o Estado), o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, o Turismo de Portugal e a Câmara Municipal de Sintra.

www.parquesdesintra.pt
www.facebook.com/parquesdesintra
https://www.instagram.com/parquesdesintra/

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
110,961,711