"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

Deltas ao vivo no Avenida Café Concerto

É pelas sonoridades tradicionais da Europa, dos Estados Unidos, e até do Nordeste Brasileiro que nasce “II”, o segundo disco dos Deltas. A banda luso-brasileira estreia o novo disco a 12 de novembro acompanhado de uma digressão de norte a sul do país.

6 Dez 2021  |  22h00

Avenida Café Concerto
Praça do Mercado nº1, 3800-224 Aveiro
 
Foi no rescaldo da pandemia, que trouxe tempo e criatividade a toda a comunidade artística, que nasceu “II”, o segundo álbum dos Deltas. Depois dos diferentes elementos terem seguido caminhos a solo, a banda volta a reunir-se para um novo trabalho. Do Baião brasileiro, da música Celta, do Blues, passando pelo Jazz e até por sonoridades árabes, as produções dos Deltas viajam por tantas influências de forma fluída, criando assim música que pertence ao mundo, e que resulta numa paisagem sonora completamente original ao unir todos os géneros num só. A música procura flutuar entre as regiões de fronteira comuns a estes ritmos, assim como se as águas dos rios Capibaribe, Tejo e Mississipi se misturassem sem distinção.

É nesta fronteira de linguagens musicais que se define o novo longa duração dos Deltas. Numa busca incessante por novos desafios artísticos, Dirceu Melo decidiu reformular o grupo musicalmente e concetualmente, ao encontrar em todas estas influências o novo caminho para este novo trabalho. A ele, juntaram-se Hugo Osga, Miguel Berkemeier, o baixista Carlos Garrote e o baterista Rogério Pitomba, onde cada um trouxe novas referências e vivências para uma união de ritmos tradicionais de culturas e países diferentes. “II” divide-se em 11 temas que mostram o quão “rica é a cultura e a música do mundo, como se misturam sons de locais e contextos tão diferentes para criar paisagens sonoras completamente distintas, que se somam e criam um novo som completamente único, sem semelhança a nenhum outro lugar, banda ou artista”, explica Dirceu.

“II” será ainda apresentado numa digressão nacional já agendada, e que passa pelo Cine Incrível em Almada no dia 13 de novembro, o Espaço Compasso, no Porto, a 4 de dezembro, no Avenida Café Concerto, em Aveiro, a 6 de dezembro, no Titanic Sur Mer a 18 de novembro e, por fim, no Samambaia, em Lisboa, a 14 de janeiro. Os bilhetes estão disponíveis nos locais dos concertos e podem ser feitas reservas via groovinprod@gmail.com. Uma tour que é como um cartão de boas vindas à viagem que tem início nas paisagens sonoras que vão surgindo à medida que se ouve o novo disco dos Deltas. “II” fica disponível para escuta nas plataformas digitais habituais a 12 de novembro.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
108,506,929