Cinema e Vídeo
FLAD realiza primeira edição nos Açores do ciclo Outsiders – Cinema Independente Americano
O Outsiders – Cinema Independente Americano decorre entre 31 de março e 3 de abril, no Auditório do Ramo Grande, na Praia da Vitória, e entre 7 e 10 de abril, no Centro Cultural e de Congressos, em Angra do Heroísmo. É a oportunidade para conhecer 11 realizadores com filmes de produção independente.

31 Mar a 3 Abr 2022
7 Abr a 10 Abr 2022
Dar destaque a um outro tipo de filmes americanos, diferentes dos blockbusters, é o objetivo da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) com a primeira edição na Ilha Terceira, Açores, do ciclo Outsiders – Cinema Independente Americano, que apresenta uma seleção de 11 filmes de realizadores independentes, produzidos nos EUA entre 2010 e 2019, alguns deles premiados e nunca antes exibidos em Portugal. O Outsiders – uma iniciativa da FLAD que conta com a coprodução do Cine-Clube da Ilha Terceira – irá exibir 11 filmes, na sua maioria, produções de baixo custo, gravação em vídeo digital ou diálogos improvisados, apresentando um olhar diferenciado sobre a vida contemporânea dos jovens adultos americanos.
Outsiders – Cinema Independente Americano compreende géneros e narrativas clássicas, filmes estreados (e alguns premiados) em festivais como Sundance, SXSW, Tribeca ou Berlim e que, por diversas razões, passaram ao lado da programação e dos circuitos de distribuição em Portugal.
O ciclo abre a 31 de março no Auditório do Ramo Grande, na Praia da Vitória, com a exibição de Tiny Furniture, de Lena Dunham, realizadora, produtora e atriz, autora da série da HBO, “Girls”, da qual o filme parece ter sido a matriz, onde estará a decorrer até 3 de abril.
A 7 de abril, será a vez da estreia no Centro Cultural e de Congressos, em Angra do Heroísmo, com The Rider, o filme de Chloe Zhao, imediatamente anterior à sua consagração nos óscares de 2021.
Pelo meio, serão exibidos filmes marcantes (várias primeiras obras) de realizadores — Robert Greene, Eliza Hittman, Amy Seimetz — com outros projetos já conhecidos no nosso país. Alguns dos nomes são totalmente inéditos em Portugal, como os casos de Frank V. Ross, Patrick Wang, John Magary e dos irmãos Bill e Turner Ross, autores de obras cuja divulgação se impunha.
Não podemos deixar de destacar ainda a exibição do filme All The Light in The Sky de Joe Swanberg, um dos realizadores mais prolíficos destes últimos anos e mais mal conhecidos desconhecidos em Portugal.
Considera-se que o trabalho de divulgação desta geração de cineastas independentes, cujos filmes são representativos da terceira vaga indie do cinema americano, está em grande parte por fazer. A exibição, pela primeira vez em Portugal, deste conjunto de obras procura preencher lacunas e destacar os realizadores outsiders, permitindo-lhes ocupar um lugar no circuito de programação de cinema.
O Outsiders – Cinema Independente Americano realizou a sua primeira edição em Lisboa entre 30 de novembro e 8 de dezembro de 2021, e a sua primeira edição nos Açores decorrerá na ilha Terceira, nos Açores, entre 31 de março e 10 de abril de 2022.
O programa Outsiders – Cinema Independente Americano é uma coprodução: FLAD e Cine-Clube Ilha Terceira
P R O G R A M A Ç Ã O
- 31 de março, 21:00, Auditório do Ramo Grande, Praia da Vitória [sessão de abertura]
TINY FURNITURE
Ficção, 2010, 98’
Realização Lena Dunham Argumento Lena Dunham Fotografia Jody Lee Lipes Com Lena Dunham, Laurie Simmons, Grace Dunham, Alex Karpovsky, Amy Seimetz, Jemima Kirke
Sinopse: Depois de se formar na escola de cinema, Aura regressa a Nova Iorque para viver com a mãe, artista fotógrafa, e a irmã. Aura encontra-se numa encruzilhada e hesita sobre o que fazer da carreira e da vida. Aceita um emprego num restaurante e tenta, sem sucesso, estabelecer relações com homens, nomeadamente Keith, um chef no restaurante onde trabalha, e a estrela-culto da Internet, Jed. Uma miniatura hábil e deliciosa, disfarçada de autorretrato pouco lisonjeiro da artista enquanto jovem.
- 01 de abril, 21h00, Auditório do Ramo Grande, Praia da Vitória
ACTRESS
Documentário, 2014, 86’
Realização Robert Greene Fotografia Robert Greene Com Brandy Burre
Sinopse: Numa pequena cidade do Estado de Nova Iorque, Brandy Burre, mais conhecida pelo seu papel como Theresa D’Agostino na série “The Wire”, da HBO, procura conciliar as tarefas diárias ligadas à maternidade com os tumultos da vida afetiva. Durante o filme, Brandy tenta retomar a antiga profissão, restabelecendo contactos e, simultaneamente, reconstruindo-se. Um retrato extraordinário de uma atriz, onde a fronteira entre realidade e ficção nem sempre é clara.
Seleção oficial dos festivais CPH:DOC (Copenhaga), Hot Docs (Toronto) e New Horizons (Wroclaw) (2014)
- 02 de abril, 18:30, Auditório do Ramo Grande, Praia da Vitória
AUDREY THE TRAINWRECK
Ficção, 2010, 85’
Realização Frank V. Ross Argumento Frank V. Ross Fotografia David Lowery Com Anthony J. Baker, Nathan Adloff, Alexi Wasser
Sinopse: Com quase trinta anos, um ingrato trabalho de escritório e uma vida bem organizada, Ron Hogan utiliza os encontros pela Internet sobretudo como um passatempo. Até que conhece Stacy, alguém que o desarma, por falar a mesma linguagem dos seus momentos mais solitários. Uma comédia deliciosa, realizada com aparente despreocupação, sobre como tentar manter uma vida simples e a beleza de uma procura tão absurda.
Seleção Oficial do festival SXSW (South By Southwest – Austin) (2010)
- 02 de abril, 21:00, Auditório do Ramo Grande, Praia da Vitória
THE MEND
Ficção, 2014, 111’
Realização John Magary Argumento John Magary, Russell Harbaugh, Myna Joseph Fotografia Chris Teague Com Josh Lucas, Stephen Plunkett, Lucy Owen
Sinopse: Uma noite, um azedo Mat reencontra-se com o irmão Alan, pouco antes de este partir para férias com a namorada Farrah. Dias depois, muito antes do previsto, Alan regressa e encontra o apartamento ocupado por Mat, a namorada e o filho desta. A convivência não é fácil e os vínculos familiares são postos à prova. Magary abre o terreno emocional familiar - alienação urbana, laços fraternos fraturados, angústia masculina – do seu filme para algo de âmbito claramente mais ambicioso.
Seleção Oficial do festival SXSW (South by Southwest – Austin) (2014)
- 03 de abril, 18:30, Auditório do Ramo Grande, Praia da Vitória
IN THE FAMILY
Ficção/ Fiction, 2011, 169’
Realização Patrick Wang Argumento Patrick Wang Fotografia Frank Barrera Com Sebastian Banes, Patrick Wang, Trevor St. John
Sinopse: Chip Hines, seis anos precoces, apenas conheceu a vida com os seus dois pais gay, Cody e Joey. Quando Cody morre repentinamente num acidente de carro, Joey e Chip procuram enfrentar a perda e reconstruir o equilíbrio. Mal têm tempo, pois o testamento de Cody revela que nomeou a irmã como tutora de Chip. Joey procura uma solução. A lei não está do seu lado, mas conta com os amigos. Com interpretações notáveis, diálogos maravilhosamente escritos e formalmente muito seguro, “In the Family” é talvez uma das melhores e mais negligenciadas estreias na realização da última década.
- 07 de abril, 21:00, Centro Cultural e de Congressos, Angra do Heroísmo [sessão de abertura]
THE RIDER
Ficção, 2017, 104’
Realização Chloe Zhao Argumento Chloe Zhao Fotografia Joshua James Richards Com Brady Jandreau, Lilly Jandreau, Tim Jandreau, Lane Scott
Sinopse: Após um acidente de equitação, o jovem cowboy Brady, outrora estrela em ascensão no circuito de rodeios, sabe que os seus dias de competição terminaram. Interroga-se sobre a sua vida, agora despojada das únicas coisas que lhe dão sentido: montar e competir. Brady tenta redefinir o significado de ser um homem no coração da América profunda. Uma visão bela e contemplativa do western moderno, contada com rara honestidade.
National Society of Film Critics (Melhor Filme de 2018)
Premiado nos festivais de Cannes (2017), Atenas (2017), Dublin (2018), Istambul (2018), Newcastle (2018), Valladolid (2017)
- 08 de abril, 21:00, Centro Cultural e de Congressos, Angra do Heroísmo
IT FELT LIKE LOVE
Ficção, 2013, 82’
Realização Eliza Hittman Argumento Eliza Hittman Fotografia Sean Porter Com Gina Piersanti, Ronen Rubinstein, Giovanna Salimeni
Sinopse: Durante um verão desinteressante, nos arredores de Brooklyn, Lila, uma adolescente solitária, interessa-se por Sammy, jovem delinquente um pouco mais velho que conhece na praia. Em busca de uma aventura de que se possa vangloriar, inventa uma história sobre ele e não descansa enquanto não a vê realizada. Sem se dar conta, Lila passa de predador a presa. O grau de intimidade e empatia com que Eliza Hittman filma as suas personagens não escamoteia quão dolorosa pode ser a descoberta do sexo.
Seleção oficial dos festivais de Sundance e Roterdão (2013)
- 09 de abril, 18:30, Centro Cultural e de Congressos, Angra do Heroísmo
TCHOUPITOULAS
Documentário, 2012, 80’
Realização Bill Ross IV, Turner Ross Fotografia Bill Ross IV, Turner Ross Com William Zanders, Bryan Zanders, Kentrell Zanders
Sinopse: Três rapazes funcionam como nossos guias numa parada de artistas e foliões, que dançam pelas ruas e pórticos da Nova Orleães noturna. Do anoitecer ao amanhecer, exploramos as vidas e os recantos de uma das cidades ímpares do mundo. Através de vinhetas, performances e encontros, o filme é uma odisseia caleidoscópica pelo outro lado de Nova Orleães. Ao adotar o ponto de vista dos seus protagonistas, os irmãos Ross diluem a fronteira entre documentário e ficção, sem por isso se afastarem da realidade.
Grande Prémio de Documentário no festival de Dallas
Seleção oficial dos festivais BAFICI (Buenos Aires), Chicago, Cinéma du Réel (Paris), CPH:DOC (Copenhaga), Hot Docs (Toronto) e SXSW (Austin) (2012)
- 09 de abril, 21:00, Centro Cultural e de Congressos, Angra do Heroísmo
ALL THE LIGHT IN THE SKY
Ficção, 2012, 79’
Realização by Joe Swanberg Argumento Jane Adams, Joe Swanberg Fotografia Joe Swanberg Com Jane Adams, Sophia Takal, Kent Osborne
Sinopse: Jane Adams (premiado no festival de Nashville, em 2012) é uma atriz que vive numa casa alcandorada da falésia de uma praia em Malibu. A idade retira-lhe cada vez mais oportunidades profissionais. A sobrinha, jovem aspirante a atriz, anuncia-lhe que vem passar o fim de semana – um fim de semana em que se enfrenta uma série de medos, enceta novas relações e se navega por entre as ondas que agitam a vida no início do século XXI. Sem esforço aparente, Swanberg capta o comportamento humano nos momentos mais desprotegidos.
- 10 de abril, 18:30, Centro Cultural e de Congressos, Angra do Heroísmo
THE PLAGIARISTS
Ficção, 2019, 76’
Realização Peter Parlow Argumento James N. Kienitz Wilkins, Robin Schavoir Fotografia James N. Kienitz Wilkins Com William Michael Payne, Eamon Monaghan, Lucy Kaminsky, Emily Davis
Sinopse: No regresso de um passeio de fim de semana, o carro de um jovem casal branco tem uma avaria e eles são ajudados por um negro mais velho, cuja sabedoria criativa suscita a admiração de ambos. Quando, mais tarde, descobrem que as palavras que os haviam inspirado podem não ser dele, sentem-se defraudados, e a frustração leva-os a pôr em causa a originalidade das suas próprias vidas. Uma meditação provocadora, bem-humorada e pouco convencional sobre os desafios do trabalho cultural pós-moderno.
Seleção Oficial da secção Fórum do festival de Berlim (2019)
- 10 de abril, 21:00, Centro Cultural e de Congressos, Angra do Heroísmo
SUN DON’T SHINE
Ficção, 2012, 90’
Realização Amy Seimetz Argumento Amy Seimetz Fotografia Jay Keitel Com Kate Lyn Sheil, Kentucker Audley, AJ Bowen
Sinopse: O objetivo da viagem de Crystal e Leo pelas paisagens desoladas, mas belas, do centro da Flórida não é claro, e as motivações por trás das suas acaloradas altercações são nebulosas. À medida que o casal se aproxima da costa do Golfo, surgem gradualmente detalhes perturbadores sobre a viagem, que revelam o passado sinistro de Crystal e o futuro inquietante de ambos. Seimetz atualiza com segurança a ficção de cordel com a linguagem do cinema indie contemporâneo.
Prémio Especial do Júri no festival SXSW (South By Southwest – Austin) (2012)
Site oficial:
http://www.flad.pt/outsiders/