"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Peça do mês - A Orquestra de Macacos, Meissen

A Casa-Museu Eng. António de Almeida apresenta, no próximo dia 26 de maio, pelas 15h30, a terceira sessão do ciclo 6 peças | 6 meses | 6 convidados. Até julho de 2023, esta atividade, desenhada em torno da coleção da Casa-Museu, destacará mensalmente um objeto em 30 minutos.

26 Mai 2023  |  15h30

Fundação Eng. António de Almeida
Rua Tenente Valadim, 325 4100-479 Porto

Sobre A ORQUESTRA DE MACACOS, MEISSEN

Esta Orquestra do século XVIII, em porcelana de Meissen, é constituída por macacos músicos elegantemente vestidos, com casacos coloridos e perucas, que carregam os seus instrumentos e imitam o comportamento humano com animadas expressões.

A caricatura, retratada com uma boa pincelada de sátira e humor, centra-se num conjunto de catorze músicos e três estantes com partituras que encontrou o seu importante lugar na Salinha Luís XVI da Casa-Museu Eng. António de Almeida.

Em 30 minutos, o Maestro Francisco Ferreira, Diretor Artístico e Maestro Titular da Banda Sinfónica Portuguesa, assumirá a direção de orquestra e, numa possível reconstituição de cena de época, conduzirá a sessão através da análise dos músicos e da identificação dos seus instrumentos.

A sessão é aberta à comunicação social e ao público em geral, embora sujeita à inscrição prévia através de correio eletrónico (fundacao@feaa.pt) ou telefone (226 067 418).

Sobre a Fundação Eng. António de Almeida

A Fundação Eng. António de Almeida foi criada por disposição testamentária do Eng. António de Almeida (1891-1968), que estipulou os fins (artísticos, educativos e de caridade), a preservação da casa onde viveu com D. Olga Andresen e a organização da Casa-Museu, mantendo-se, tanto quanto possível, a disposição e decoração constituída pelas suas coleções de mobiliário, cerâmica, pintura, têxteis, ourivesaria, gravura, numismática e outras.

Reconhecida em 1969, a Fundação abriu ao público em 1973.

Ao longo destes anos, tem desenvolvido uma intensa atividade cultural – sobretudo nas áreas da literatura, arte, educação e ciência – através da realização de encontros, conferências e debates, exposições e concertos, nas suas instalações e fora delas. Concomitantemente, edita e apoia publicações como livros e revistas.

A Casa-Museu Eng. António de Almeida proporciona visitas orientadas, a pessoas individuais e grupos, mediante marcação prévia e no seguinte horário: terça-feira a sábado: 10:00-12:30 / 14:30-18:00; encerra às segundas-feiras, aos domingos e aos feriados.

+ Info: www.feaa.pt

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a ANIMAR 20

Em parceria com a Solar – Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para a sessão de cinema ao ar livre e para a sessão de encerramento da ANIMAR 20, a decorrer no dia 6 de junho, na Solar – Galeria de Arte Cinemática, e no dia 7 de junho, no Teatro Municipal de Vila do Conde, respetivamente.

Visitas
107,798,333