Cinema e Vídeo
Projeção do filme “Dante” de Pupi Avati
Projeção organizada pelo Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, uma iniciativa do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional para promover a imagem de Dante Alighieri no mundo.

25 Jan 2024 | 19h00
O filme conta a história humana de Dante Alighieri através das palavras de Giovanni Boccaccio que, em 1350, embarca numa viagem à procura de Antonia Alighieri, filha de Dante, para lhe oferecer uma soma simbólica de dinheiro como indemnização pela dor sofrida pela sua família.
Duração: 94 min. | Língua: italiano | Legendas: português
ENTRADA LIVRE até lotação da sala.
Sinopse: Setembro de 1350. Giovanni Boccaccio recebe a ordem de levar dez florins de ouro, como indemnização simbólica, à irmã Beatrice, filha de Dante Alighieri, freira em Ravena, no mosteiro de Santo Stefano degli Ulivi.
Dante morre no exílio em 1321, enquanto a sua fama, graças à divulgação da Comédia, se espalha por todo o lado. Os seus últimos vinte anos foram terríveis, em constante fuga, à procura de hospitalidade em várias cortes, com a condenação à fogueira e à decapitação, tanto dele como dos seus filhos varões que, por sua vez, tinham fugido de Florença.
Entretanto, na capital toscana, a relação de forças tinha-se alterado profundamente e a cidade procurava reconciliar-se, ainda que postumamente, com um concidadão tão valioso. Os dez florins seriam uma indemnização simbólica pelo confisco dos bens e pela condenação à fogueira e à decapitação decretada quase meio século antes pelo município florentino. Contra a parte do mundo eclesiástico que considera a Comédia uma obra diabólica, Giovanni Boccaccio aceita esta missão na convicção de que poderá efetuar uma investigação sobre Dante que lhe permita narrar a sua história humana e as injustiças que sofreu.
Ao longo da sua viagem, Boccaccio vai encontrar não só a filha de Dante, mas também os que, nos últimos anos do exílio do Poeta em Ravena, lhe deram abrigo e ofereceram hospitalidade e os que, pelo contrário, o rejeitaram e o puseram em fuga.
Enquanto percorre de Florença a Ravena uma parte da viagem de Dante, parando nos mesmos conventos, nas mesmas aldeias, nos mesmos castelos, nas mesmas bibliotecas, deparando com as perguntas que faz e com as respostas que obtém, Boccaccio reconstrói a história humana de Dante, ao ponto de nos poder contar toda a sua história.